Doc. N° 2196
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107 - 2007/3
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Encerramento dos trabalhos pelos 100 anos da III Conferência Panamericana do Rio de Janeiro Música, Panamericanismo e Europa. Reflexões sobre o pensamento de Alberto Nepomuceno
Academia Brasil-Europa, maio de 2007
Pela passagem dos 100 anos da realização da Conferência Panamericana no Rio de Janeiro, em 1906, a A.B.E. promoveu um ciclo de estudos das concepções teórico-culturais que fundamentaram esse conclave. Essas concepções foram consideradas a partir dos seus pressupostos no âmbito da história anterior dos ideais panamericanos. Em particular, foram considerados os seus antecedentes na história das idéias dos EUA e do Brasil.
A dimensão histórico-cultural da Conferência foi estudada no contexto internacional dos anos anteriores à Primeira Guerra e sob a perspectiva retrospectiva da situação internacional posterior à guerra. Uma particular atenção foi dada à personalidade e às concepções de Joaquim Nabuco de Araújo. Os trabalhos foram entendidos como um subsídio para a consideração das relações entre a história cultural e a história diplomática e para os estudos da história das relações internacionais sob a perspectiva dos estudos interculturais. Inseriram-se no programa da A.B.E. voltado ao complexo temático da compreensão conjunta de processos culturais interamericanos e transatlânticos. Um dos objetivos, no âmbito desse programa, foi o de contribuir para uma maior profundidade histórica ao tratamento das questões, uma vez que, na literatura histórico-cultural, a consideração cultural do interamericanismo muitas vezes se prende a desenvolvimentos iniciados nos anos 30.
Para o encerramento do ciclo de estudos, realizou-se, no centro de estudos europeu da A.B.E., uma recepção e um concerto de primavera. Estiveram presentes representantes de várias instituições, mestrandos e doutorandos de universidades, membros da A.B.E. e visitantes do Brasil. O concerto foi realizado pela Orquestra da Escola de Música e Artes de Remscheid sob a direção de Sueli Heider, diretora artística do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa. O programa constou de peças de compositores do século XIX e início do XX, incluindo, como nome brasileiro, o de Alberto Nepomuceno (1864-1920).
Em breves palavras, salientou-se o significado histórico e cultural da Conferência Panamericana do Rio de Janeiro, dirigindo a atenção dos presentes aos concertos sinfônicos realizados por Alberto Nepomuceno a convite do Barão do Rio Branco, de 23 de julho a 26 de agosto de 1906.
A vida e a obra de Nepomuceno, as suas concepções culturais e o seu posicionamento estético foram considerados no contexto histórico-musical americano, da Europa e das relações entre a Europa e o Brasil. O desenvolvimento artístico e a orientação do trabalho musical, pedagógico e de pesquisa de Nepomuceno foi considerado à luz dos ideais da Conferência Panamericana.
Salientou-se a necessidade de estudos voltados às concepções teórico-culturais de Alberto Nepomuceno. Análises de sua obra e reflexões relativas à inserção estética da mesma em processos histórico-musicais europeus e do continente americano em geral já foram empreendidas em vários seminários realizados pela ABE. No decorrer desses trabalhos, constatou-se a exigência de uma atualização teórica das abordagens, superando-se perspectivas convencionais da musicologia histórica. Para isso, entre outros aspectos, impõe-se a exigência de reflexões relativas à propriedade de avaliações e à questionabilidade de projeções anacrônicas de posições estético-culturais posteriores, sobretudo de um nacionalismo de cunho modernista nas reflexões relativas às concepções de Nepomuceno.
Não apenas o necessário estudo diferenciado das influências que recebeu na Europa e a sua inserção em correntes da criação musical de sua época, sobretudo do Romantismo tardio - e do despertar de sentimentos nacionais na música de vários países europeus - contribuirão para o aprofundamento dos estudos. A influência de um Dvórak nas tentativas de alcance de uma expressão musical de identidade nacional nos EUA já foi tratada, naqueles seminários, entre outros aspectos, em comparação com uma influência de Grieg através de Nepomuceno no Brasil. Entretanto, constatou-se que estudos dessa natureza não esgotam as possibilidades de análise contextualizada do complexo de concepções e de correntes no qual se insere Nepomuceno. Um direcionamento dos estudos segundo aportes das ciências culturais, sobretudo no sentido de considerações mais refletidas a respeito de processos de identidade cultural e de suas transformações prometem abrir novas perspectivas para as reflexões.
Não só a música, mas também as concepções culturais de Nepomuceno devem ser consideradas no seu tempo e nos seus contextos adequados. Assim como nenhum compositor de hoje procurará criar obras com similares características formais e estilísticas de Nepomuceno, também as suas posições relativas à cultura não podem ser entendidas como a-históricas. Como o estudo da Conferência Panamericana do Rio de Janeiro demonstra, posições e conceitos que impressionam hoje ao estudioso atento pela sua profundidade, pelo seu bom-senso e pela sua aparente atualidade, não deixam de ser expressões de situações passadas. Analisá-las dentro de processos globais, que incluem as Américas e a Europa, permitirá detectar aquilo que delas é de atual validade. Nesse sentido diferenciador, o estudo de A. Nepomuceno deverá continuar a ser objeto dos trabalhos de pesquisa e de reflexão dos institutos vinculados à A.B.E., tal como manifestado simbolicamente no retrato do compositor colocado na sala de estudos do Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos, já na época de sua fundação.
A.A.Bispo
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).