Doc. N° 2195
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
107 - 2007/3
Tópicos multilaterais Inglaterra-Alemanha-Brasil
Cultura, Natureza, Utilidade Dimensões ambientais, sociais e teórico-culturais do paisagismo inglês
Wörlitz: Parque Paisagístico. Visita da A.B.E., maio de 2007
Um dos programas da Academia Brasil-Europa é dedicado ao complexo temático "Natureza e Cultura". Nesse programa, procura-se desenvolver estudos destinados, entre outros aspectos, a uma orientação ambiental das ciências da cultura, integrando a natureza e a ação do homem como elementos fundamentais no campo das reflexões culturais. Procura assim contribuir ao fomento de uma visão na qual a forma com a qual o homem trata do meio ambiente surge como aspecto básico nas reflexões culturais. Nesse sentido, realizam-se, entre outros, estudos e reflexões em áreas de relevância ambiental, reservas ecológicas e parques. Em maio de 2007, a A.B.E. promoveu uma visita ao Parque paisagístico de Wörlitz, no "país de jardins de Dessau-Wörlitz", considerado como o primeiro e mais importante parque paisagístico da Europa e patrimônio mundial pela UNESCO.
O significado desse parque é múltiplo, não se reduzindo a questões de estética e de história do paisagismo e jardinagem. Trata-se de um exemplo histórico, excepcional, das dimensões interculturais de concepções que unem a Natureza à Cultura, ao desenvolvimento social, econômico, e à elevação do bem estar da população.
O parque de Wörlitz, principal elemento do conjunto de sete castelos e parques do país dos jardins de Dessau-Wörlitz, área de 145 km2 na região do rio Elba, foi um dos primeiros exemplos de paisagismo inglês no continente europeu, possuindo um dos primeiros edifícios de estilo neoclássico e de estilo neogótico do continente. Já esses aspectos pioneiros garantem o significado histórico-artístico do conjunto para a história da arquitetura, do paisagismo e do urbanismo. A relevância desse projeto histórico, porém, reside no contexto teórico das concepções no qual se inseriu. O príncipe Leopoldo III° Frederico Francisco de Anhalt-Dessau, juntamente com o seu arquiteto Frederico Guilherme de Erdmannsdorf, realizaram, aqui, entre 1764 e 1813, concepções de um ideal educativo e de formação humana do período do Iluminismo.
Esses ideais e os modêlos para a sua ação foram adquiridos sobretudo durante uma viagem que realizaram à Inglaterra. Os seus objetivos eram dirigidos ao cultivo do país, transformando-o em paisagem natural cultivada, e, ao mesmo tempo, à melhoria das condições humanas de seus moradores. Assim, os parques e as casas não se destinavam à representação, como em geral no século XVIII; eram abertos ao público, e esse poderia receber, na própria terra, os incentivos culturais e espirituais daqueles que haviam tido a oportunidade de viagens ao Exterior.
Percorrendo as alamedas, os diversos pátios, observando sob as diversas perspectivas que se abriam na vegetação templos, ruínas, monumentos, obeliscos, o homem do povo teria a oportunidade de aumentar a sua cultura em ambiente adequado de serenidade e paz. Por toda a parte confrontava-se com as relações harmoniosas entre a Natureza livre e a Natureza cultivada. O bem-estar mental e os incentivos intelectuais e estéticos que recebia deveria contribuir para o aumento da qualidade de vida do dia-a-dia, a recuperação de forças necessárias ao trabalho e, assim, ao desenvolvimento do país.
O príncipe Francisco queria, assim, transformar o seu país em imenso jardim, e os princípios filosóficos que seguia, revelando um característico pragmatismo inglês, uniam a Beleza à Utilidade.´ Juntamente com o seu arquiteto e amigo, o príncipe realizou viagens de estudos pela Itália, França, Suíça, Países Baixos e Inglaterra. Aqui, efetuou estudos de economia e de história cultural. De retorno, deu início a reformas nas áreas da educação, saúde, bem-estar social, urbanismo, arquitetura e comércio com o intuito de transformar o seu pequeno estado de Anhalt-Dessau num dos países mais desenvolvidos e modernos da Alemanha e modêlo para os demais.
A sua política de tolerância levou ao desenvolvimento da colonia judaica, à publicação de jornais, à fundação de instituições no espírito iluminista, tais como o Philanthropin de Johann Bernhard Basedow, de 1774. Em 1781, fundou a Livraria Geral dos Eruditos com a finalidade de libertar os autores da dependência de casas-editôras.
Com os novos edifícios, sobretudo com o palácio construído entre 1769 e 1773, reformou a estética do país de acordo com cânones classicistas. O desenvolvimento econômico baseou-se na intensificação da agricultura com base nos conhecimentos mais avançados da época, sem, porém desprezar critérios de proteção à natureza e de estética paisagística. Pelo contrário, as estradas foram transformadas em alamedas ladeadas de árvores, em geral de árvores frutíferas. Esses intuitos que uniam cultura, natureza e economia desenvolviam-se com base em particular interesse por estudos de questões de história, em particular de história cultural. Assim, a partir de 1773, construiu-se a "Casa Gótica" para abrigar as coleções do príncipe. O parque paisagístico de Wörlitz representa assim, a mais impressionante concretização de um dos ideais do Iluminismo, o da educação popular através do estudo da Natureza. Não pode ser considerado apenas como de interesse histórico-cultural. Se não na sua forma e no estilo de seus edifícios, muitas das concepções teórico-culturais que levaram à sua formação revelam-se de extraordinária atualidade.
Com base nas reflexões encetadas em Wörlitz, a A.B.E. dará prosseguimento a seus estudos no âmbito do programa "Cultura, Natureza e Música".
A.A. Bispo
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).