Doc. N° 2193
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
107 - 2007/3
Tópicos Multilaterais Alemanha-Brasil
Estilo e materiais na história de processos interculturais. No exemplo do Gótico de tijolos do Norte da Europa e do Báltico
Wismar. Jornadas de estudos da A.B.E. Circuito de estudos euro-brasileiros de Mecklenburg e Pomerânia Ocidental. A.B.E.
Os estudos histórico-culturaisdas relações entre a Europa e continente americano, em particular os países latino-americanos, começam geralmente com a consideração dos Descobrimentos e dos diferentes motivos que levaram à expansão européia nos séculos XV e XVI. Sobretudo um desses motivos, o comercial, porém, não pode ser estudado sem a consideração das modificações ocorridas nas estruturas e nos mecanismos de intercâmbio do comércio externo da Europa medieval.
Deslocamento de centros de poderio econômico: transformações internas na Europa e Descobrimentos
Uma dessas modificações foi a gradual transferência de centros comerciais e de poderio econômico das cidades da Hansa do Norte da Europa Central e da esfera do Mar Báltico para as regiões ocidentais da Europa.
Essa transferência geopolítica na potência econômica de regiões e centros de intercâmbio não poderia deixar de ter correlações, ainda que complexas, com a vida cultural. Nesse sentido, o estudo histórico-cultural da rede da Hansa assume papel significativo para uma melhor compreensão de processos relacionados com a colonização do Brasil.
Wismar: relações interculturais no contexto da Hansa
Ao lado de Lübeck, centro por excelência da antiga Hansa, a cidade de Wismar destaca-se por ter alcançado o seu florescimento urbano na época do apogeu dessa estrutura econômica.
A história das relações comerciais e do papel da cidade encontra-se exposta na antiga adega da Casa de Conselho local, formada por espaços em arcos góticos que sobreviveram do antigo edifício situado abaixo da atual prefeitura. Pinturas murais de navios de comércio da Idade Média, altamente expressivas, objetos de navegação, de produtos comercializados e sobretudo de modêlos de navios, ilustram a importancia da Hansa e de Wismar nas suas relações com os postos (Kontoren) na Rússia, Noruega, Inglaterra, Países Baixos e Báltico.
O significado de Wismar para toda a região de Mecklenburg tem a sua expressão no palácio gótico dos arqueduques.
A imagem de Wismar é caracterizada até hoje pela arquitetura gótica em tijolos de cerâmica vermelha, transformando-a em modêlo para estudos desse estilo construtivo no seu contexto norte-europeu.
O gótico em tijolos, que está sendo estudado sob diferentes aspectos e que será tema de uma série de eventos nos próximos anos, apresenta relevância sob a perspectiva intercultural. Ele documenta a recepção do gótico francês de acordo com as possibilidades oferecidas pelo material de construção disponível na região.
Estudos de recepção, assimilação, adaptação, mudança nas expressões culturais e suas relações com a formação de imagens e identidades culturais podem ser aqui desenvolvidos a partir dessa singular forma de expressão do Gótico.
Reflexões comparadas: recepção cultural e adaptação de materiais
Para o estudioso brasileiro, que tenha em mente a construção de igrejas no Brasil Colonial com pedras cortadas e trabalhadas em Lisboa e enviadas ao país, pergunta-se a razão pela qual não se utilizou e se utiliza muito mais dos produtos de olaria na construção de obras de maior porte no Brasil, dignificando a terra e o trabalho de camadas mais modestas da população.
Essas e outras reflexões afins, relacionadas com a questão do significado histórico-cultural do material construtivo nas relações de intercâmbio, foram encetadas na jornada de estudos realizada pela A.B.E. em Wismar.
Influência qualitativa de materiais: o "Gótico Vermelho"
O modêlo arquitetônico do gótico em tijolos vermelhos foi a Igreja de Santa Maria de Lübeck. Em Wismar, hoje, a Igreja de São Nicolau representa o mais expressivo monumento arquitetônico, uma vez que a igreja principal, a de Santa Maria, foi destruída em grande parte na Segunda Grande Guerra e, os seus restos posteriormente explodidos. Dela somente resta a torre.
A igreja de São Nicolau impressiona o observador por demonstrar o quanto o material construtivo pode influenciar a qualidade da experiência do espaço. No caso, o principal fator é a cor do tijolo como material: o tom vermelho oferece uma possibilidade distinta de apreciação dos espaços caracterizados pela acentuada verticalidade do edifício gótico.
O estudioso que tem presente a atmosfera das catedrais góticas em pedra - e, em geral, as neogóticas do Brasil - surpreende-se pela sensação visual e suas conotações sinestésicas de terno calor que o envolvem.
A igreja apresenta também pinturas, objetos e mobiliário de interesse histórico-artístico, entre eles uma representação da árvore de Jesse, retábulos, uma grande cruz de madeira medieval e um órgão renascentista, com elementos barrocos, de exepcional valor. Nada, porém, supera o significado da própria arquitetura nas suas relações com o material construtivo. Por essa razão, compreende-se ter sido escolhida para abrigar uma exposição internacional relativa ao "Gótico de Tijolos no Norte da Europa".
Os estudos deverão ter continuidade, nas suas relações com as construções de tijolos no Brasil, a pesquisa cultural das olarias e suas possibilidade de desenvolvimento, no âmbito do programa da A.B.E. "Poética da Urbanidade".
A.A.Bispo
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).