Revista

BRASIL-EUROPA

Correspondência Euro-Brasileira©

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Índice da edição     Índice geral     Portal Brasil-Europa     Academia     Contato     Convite     Impressum     Editor     Estatística     Atualidades

_________________________________________________________________________________________________________________________________










Fotos A.A.Bispo.
©Arquivo A.B.E











 

Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 142/17 (2013:2)
Prof. Dr. A.A.Bispo, Universidade de Colonia
Dr. H. Hülskath (Dir. Adm.) e Conselho Científico

Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (reg. 1968)
- Academia Brasil-Europa  -
e institutos integrados

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2013 by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501

Doc. N° 2988



Instituições em visita

Estudos Universitários em Cabo Verde
sob o aspecto das relações entre as Ciências da Educação e os Estudos de Processos Culturais
- encontro na Universidade Jean Piaget, polo de Mindelo -

Em sequência a encontro na Embaixada da República de Cabo Verde em Berlim
Na passagem dos 25 anos do primeiro da série de eventos euro-brasileiros do I.S.M.P.S. e da A.B.E. pelos 500 anos de Descobrimentos portugueses

 
Realizou-se, em março de 1913, no âmbito do ciclo de estudos euro-brasileiros dedicado ao Cabo Verde, uma visita à Universidade Jean Piaget, polo de Mindelo.

Deu-se prosseguimento, assim, ao procedimento que vem sendo seguido nos trabalhos euro-brasileiros efetuados em diversos países em correspondência à concepção de que universidades não são apenas instituições de produção e difusão de saber, mas sim elas próprias expressões de processos culturais e, assim, necessariamente objeto de estudos culturais. (Veja e.o.http://www.revista.brasil-europa.eu/139/Trondheim-Universidade.html; http://www.revista.brasil-europa.eu/136/Universidade-Sul-Pacifico.html; http://www.revista.brasil-europa.eu/135/Universidade-Bangkok.html)

Nesse sentido, os estudos culturais necessitam ser considerados em estreito relacionamento com estudos da produção de saber, de rêdes intelectuais e da história de instituições nas suas inserções histórico-culturais nos diversos contextos. Procura-se realizar esse escopo a partir de observações in loco e em diálogos com professores e estudantes com o sentido de promover de forma fundamentada e refletida intercâmbios de conhecimentos e cooperações.

A visita à universidade caboverdiana procurou vir de encontro a desideratum caboverdiano formulado em encontro na Embaixada do Cabo Verde em Berlim, em 2005. Nessa ocasião, ao tratar-se dos trabalhos euro-brasileiros voltados ao Cabo Verde, tomou-se conhecimento do particular interesse caboverdiano por cooperações relacionadas com a Educação, tanto relativamente ao ensino secundário quanto ao superior. (http://revista.brasil-europa.eu/142/Cabo-Verde-Brasil.html)

Salientou-se que essa preocupação por questões de Educação vêm de encontro sob muitos aspectos à história e aos trabalhos da A.B.E. seus institutos, estes porém, caracterizam-se por um direcionamento específico, privilegiadamente teórico-cultural.

Parte-se, na linha de trabalho da organização fundada em São Paulo em 1968, da convicção de que o desenvolvimento de estudos de processos culturais representa um pressuposto para o tratamento adequado culturalmente de questões educativas.

Trata-se, assim, do ideal de desenvolvimento de uma Ciência da Educação de orientação culturológica em relações internacionais que apenas pode ser alcançado através de análises culturais e que representam pré-condição em dois sentidos: para o objeto de estudo e para a própria pesquisa.

Para cumprir esse objetivo, a atenção deve ser dirigida primordialmente a procedimentos formativos nos diferentes contextos, sistemáticamente dirigidos ou decorrentes espontaneamente de mecanismos do próprio complexo cultural, assim como da história de instituições e suas consequências.


A presença do nome de Jean Piaget em Cabo Verde - nomen est omen

A escolha da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde para ser visitada justificou-se pelas dimensões educativas decorrentes de sua própria denominação, pelas suas finalidades explícitas e pela sua ação em Portugal e em países africanos lusófonos.

O nome da Universidade lembra o pedagogo e teórico da Educação suiço que se tornou mundialmente conhecido pela sua fundamental obra de 1958 dedicada ao desenvolvimento do pensamento lógico da infância à puberdade e como fundador do Centro Internacional de Epistemologia em Genebra.

Como tratado em cursos de Psicologia da Educação no Centro de Pesquisa em Musicologia da sociedade de renovação de estudos de processos culturais fundada em São Paulo, em 1968, e em cooperações com a disciplina Etnomusicologia da Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo em 1973/4, a obra de Piaget trouxe à discussão questões relacionadas com uma idéia de que o processo de aprendizado possa ser explicado exclusivamente através do condicionamento e da habituação.

Naqueles anos, o vocabulário de Piaget relativo à Acomodação - e à Assimilação - vinha de encontro e mesmo impulsionava a discussão sobre a Acomodação nos Estudos Culturais e cuja atualidade podia ser constatada sobretudo no âmbito da música religiosa e de encontros eclesiásticos relativos à Liturgia e à Pastoral.

O conceito de Acomodação manteve-se no centro das atenção - e dos questionamentos - nas décadas de 80 e mesmo 90 em publicações, em encontros e cursos, em particular de instituições eclesiásticas. Nesses debates através das décadas, indagou-se repetidamente se transposições de conceitos da área educativa e de teoria da cognição àquela dos Estudos Culturais podiam ser justificadas e salientou-se a necessidade de reflexões mais diferenciadas a respeito de termos e conceitos.

Essa exigência diz respeito, por exemplo, ao uso do termo Adaptação ao meio ambiente ou a determinada situação cultural. Uma posição crítica e por vezes polêmicamente contrária ao uso do termo observou-se em determinadas esferas da discussão religioso-cultural, onde teólogos de orientação conservadora acentuaram antes o conceito de Aptação, criando uma  fundamental diferença entre aqueles que defendiam nas perspectivas e na prática adaptações na ação da Igreja em diferentes contextos culturais daqueles que entendiam um fomento de estudos culturais com o objetivo de neles encontrar apenas aquilo que seria apto a objetivos propugnados ou a concepções teológico-culturais.

Essa discussão sobre a adaptaçãoo do homem ao ambiente mostrou ser de relevância sobretudo no âmbito do programa Cultura/Natureza da A.B.E. (http://www.akademie-brasil-europa.org/Cultura-Natureza-Musica/index.htm).

Particularmente instigante tem sido a idéia de  considerar o ser humano nas suas condições de transformabilidade, reagindo ao meio ambiente e a seus impulsos, adaptando-se e, reciprocamente, nele exercendo ação influenciadora, configurando-o.

A discussão no âmbito educativo leva, assim, a interações com reflexões relativas a sistemas abertos e ao sistêmico da área da sociologia. (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/117/Raesfeld.html) Se no debate teórico-cultural assim impulsionado a atenção é dirigida antes ao objeto de estudos, a contextos e processos culturais, a consideração do debate de proveniência pedagógica o foco de interesses é sobretudo voltado ao próprio observador na ordenação de seus pensamentos e sentimentos e, assim à própria ciência (science studies).

Universidade Jean Piaget de Cabo Verde - Polo de Mindelo

Após ter sido fundada em 2001 na Cidade da Praia, a capital caboverdiana na ilha de Santiago, a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde instalou, em 2005, um polo em Mindelo, cidade considerada como "capital cultural" do arquipélago.

Tendo sido até 2007/8 a única universidade do Cabo Verde, a criação do polo de Mindelo insere-se em plano que prevê uma diversificação de centros de estudos pelo arquipélago. Nesse sentido, procura oferecer de forma ampla possibilidades de graduação e pós-graduação, assim como de cursos de extensão e de educação contínua. Entre os seus estudantes encontram-se também jovens provenientes de outros países africanos e da América Latina.

No encontro, a diretora do polo de Mindelo, Profa. Maria Santos Trigueiros, salientou que, desde a sua criação, a Universidade em Mindelo tem registrado constante aumento quanto ao número de estudantes.  Esse desenvolvimento satisfatório leva a projetos de ampliação de atividades e espaços, entre êles o da construção de edifício próprio.

A Universidade oferece sete cursos, entre estes apenas seis funcionando simultâneamente.

Correspondendo a seu nome, a instituição mantém um curso em Ciências da Educação e Praxis Educativa.

Entretanto, não se tem considerado a área das Ciências Humanas. Já ofereceu, porém, curso de Ciências Sociais, área que desperta grande interesse e contou com considerável número de estudantes, mas que teve que ser suspenso pela falta de possibilidades de trabalho para os graduados.

Esta falta de perspectivas profissionais representaria segundo a sua diretora um problema não só da ilha de S. Vicente, mas nacional, dizendo respeito a todo o arquipélago. Por essa razão, a Universidade tem-se concentrado na oferta de cursos em áreas que prometem maiores possibilidades profissionais aos graduados, entre elas as de Economia e Gestão e Engenharia de Sistemas e Informática.

Em regime pós-laboral, oferece cursos de Administração Pública e Autárquica, Informática de Gestão e Serviço Social.

Há o projeto também de abertura de um curso de Medicina, que pode ser até hoje apenas estudada na Cidade de Praia, e para isso realizou-se, em novembro de 2012, um forum preparatório.

Significado do curso de Arquitetura em Mindelo

Essa falta de Ciências Humanas e, assim, também de estudos culturais, justificada por questões práticas de falta de possibilidades de exercício profissional, é em parte suprida pelos cursos oferecidos de Arquitetura, uma vez que engloba tanto formação técnica de engenharia como artística e humanística. Frequentado por ca. de 50 alunos, em duas turmas, número considerável para uma ilha como a de S. Vicente, o curso de Arquitetura representa uma das realizações de maior sucesso da Universidade Jean Piaget em Mindelo.

Esse desenvolvimento é surpreendente, uma vez que também nessa área poder-se-ia supor dificuldades para o exercício da profissão por parte dos absolventes nas condições insulares. Somente uma orientação mais especificamente dirigida a questões de planejamento de orientação ambiental parece justificar um sentido da formação de tantos arquitetos, considerando a degradação natural e as precárias condições de moradia e qualidade de vida nas ilhas.

Segundo a proposta universitária, os licenciados em Arquitetura adquirem uma formação que lhes permite exercer atividades em empresas de construção civil, de administração pública, central e local, de docência e investigação, assim como profissionais liberais.

De uma superqualificação de profissionais em Cabo Verde

Segundo a diretora da Universidade, o problema da falta de perspectivas profissionais relaciona-se com aquele da superqualificação de profissionais no Cabo Verde.

Se no Exterior tem-se muitas vezes a idéia de que o arquipélago necessita de especialistas estrangeiros ou formados no Exterior no sentido de uma ajuda ao desenvolvimento devido á inexistência de profissionais devidamente formados, essa noção não corresponderia à realidade.

Em Cabo Verde haveria antes o problema da superqualificação, de professionais que não encontram possibilidades de trabalho à altura nas suas áreas.

Como a Profa. Maria Santos Trigueiro lembra, no passado, em particular nas décadas de 70 e 80, houve uma grande oferta de bolsas de instituições estrangeiras, até mesmo superior à procura nas ilhas, e muitos caboverdianos realizaram estudos e formaram-se em instituições de alto nível de excelência nos Estados Unidos e na Europa. Retornando, sem encontrar possibilidades de emprêgo adequado de seus conhecimentos e aptidões, decepcionam-se e perdem a motivação. A diretora, assim, não vê como problemático o fato de que hoje, ao contrário do passado, quase não haver ofertas de bolsas de estudos para o Exterior. O problema caboverdiano, a seu ver, exigiria outras soluções, no caso, sobretudo, o do emprêgo dos recursos humanos já existentes, excelentemente formados.

Comparando-se as ofertas do polo de Mindelo com aquelas da Praia, constatam-se duplicidade de cursos e diferenças quanto às áreas consideradas.

A Universidade Jean Piaget da capital oferece também cursos de Ciências da Educação e Praxis Educativa, Economia e Gestão, Informática de Gestão, Administração Pública e Autárquica. Ao lado do curso de Arquitetura oferece também o de Engenharia de Construção Civil. Por outro lado, inclui também Biologia, Ciências Farmacêuticas, Análises Clínicas e Saúde Pública, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Gestão de Hotelaria e Turismo. Mais relacionadas com os estudos humanísticos e culturais em geral são os seus cursos de Ciências da Comunicação, Sociologia, Turismo e Animação Cultural e Direito.

Os licenciados em Ciências da Educação e Praxis Educativas são vistos como aptos a desempenhar funções técnicas de direção e administração pedagógica, desenvolvendo atividades de orientação, de avaliação de processos educativos e de acompanhamento de mudanças. Os licenciados com uma especialização em Administração e Direção Pedagógica ou em Formação Pedagógica podem assumir cargos ténicos em universidades e outros estabelecimentos de ensino superior, em escolas secundárias, além de serviços respectivos em instituições públicas e privadas de educação, alfabetização, animação comunitária e formação de adultos.

Uma orientação marcada pelo interesse à dinâmica e a transformações e a Música

Como lembrada na visita, a consideração de uma instituição universitária privada que traz o nome de Jean Piaget não pode limitar-se a questões de sua adaptação e inserção em processos de mudança e transformações sociais e culturais de Mindelo, nem mesmo no arquipélago em geral.

Ela necessita considerar as atividades da instituição em Portugal e em outros países africanos para apreciar adequadamente as suas linhas de ações nos diferentes contextos e das estrategias respectivamente seguidas na adaptação e em situações de mudança nas várias regiões e no âmbito dos países lusófonos em geral. Lembrou-se que o Instituto Piaget constituiu-se em 1979 sob a denominação de Cooperativa para o Desenvolvimento da Criança (SCRL), designação posteriormente mudada para Cooperativa para o Desenvolvimento Humano, Integral e Ecológico (CRL).

A partir de suas concepções e seus objetivos, as instituições que se integram nessa estrutura coooperativa procuram dirigir as suas atividades em atitude aberta à inovação e ao fomento da criatividade. Essa orientação se manifesta na atenção dedicada a música em instituições portuguesas, lembrando-se da iniciativa ImaginAção em Educação Musical e Educação Especial: Partilhar Conexões, Projetos e Sinergias da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu. A música encontra-se presente também no Open Days de Música do Campus Universitário de Almada.

O desenvolvimento e a diferenciação do ensino superior em Cabo Verde

Considerou-se, no diálogo, o singular desenvolvimento do ensino superior privado que Cabo Verde vem experimentando nos últimos anos, comparando-o com aquele vivenciado no Brasil a partir da década de 70 e a sua situação atual.

Entre outras instituições, menciona-se a Universidade do Cabo Verde - Uni-CV -, que se propõe explicitamente à criação, difusão e promoção da cultura, ciência e tecnologia no sentido de estabelecer vínculos de articulação entre a pesquisa, o estudo e o desenvolvimento humano e o sustentável de Cabo Verde.

Também nessa instituição constata-se, assim, o propósio de relacionar o desenvolvimento humano na sua integralidade com a pesquisa de base voltada de forma criativa ao desenvolvimento do país. A atenção é, nesses propósitos, dirigida à promoção do empreendendorismo e à prestação de serviços à comunidade.

Um particular anelo é o do intercâmbio internacional com o objetivo de prestar uma contribuição à aproximação entre os povos tanto nas áreas da Educação como naquelas do Conhecimento, da Ciência e da Tecnologia. Para tal, reconhece a necessidade de prestar uma contribuição a uma modernização da Educação a todos os níveis no arquipélago através de novas metodologias, dando particular atenção às Tecnologias de Informação e Conhecimento.

Antonio Alexandre Bispo


Todos os direitos relativos a texto e imagens reservados. Reproduções apenas com a autorização explícita do editor.

Indicação bibliográfica para citações e referências:
Bispo, A.A. "Estudos Universitários em Cabo Verde sob o aspecto das relações entre as Ciências da Educação e os Estudos de Processos Culturais - encontro na Universidade Jean Piaget, polo de Mindelo". Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 142/17 (2013:2). http://revista.brasil-europa.eu/142/Universidade-Piaget-Mindelo.html