Revista

BRASIL-EUROPA

Correspondência Euro-Brasileira©

 

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Carcassone.Foto A.A.Bispo©


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Carcassone.Foto A.A.Bispo©


Carcassone.Foto A.A.Bispo©


Carcassone.Foto A.A.Bispo©


Carcassone.Foto A.A.Bispo©


Fotos.A.A.Bispo.
©Arquivo A.B.E.

 

Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 145/11 (2013:5)
Editor: Prof. Dr. A.A.Bispo, Universidade de Colonia
Direção administrativa: Dr. H. Hülskath

Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Academia Brasil-Europa
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)


© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2013 by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501

Doc. N° 3033




De "Insensato Coração" ao ideal de cidade medieval
no ano das
Journées européennes du patrimoine 2013
Visões românticas do passado no debate patrimonial


Ciclo de estudos em regiões francesas pelo ano de Marseille como Capital Européia da Cultura 2013 e 300 anos de Denis Diderot (1713-1784)

 
Carcassone.Foto A.A.Bispo©

Uma atenção dirigida ao presente de processos culturais em contextos internacionais revela a influência dos meios de comunicação na difusão de conhecimentos, na criação de imagens, no despertar de interesses pela história e cultura de outras nações, na escolha de objetivos de viagens de turismo, de aperfeiçoamento de estudos e atividades profissionais, co-determinando perspectivas e contatos humanos e institucionais.

Essa influência da mídia explica o interesse de visitantes por países, regiões e cidades que surge à primeira vista como singular e de difícil compreensão por não corresponder de imediato à formação cultural de suas origens.

Como tratado em número anterior desta revista, esta situação manifesta-se em toda a sua evidência no fascínio atual de brasileiros pela Turquia, mais em particular pela Capadócia, o que se explica através da influência exercida por telenovela (Veja http://revista.brasil-europa.eu/144/Turquia-Alemanha-Brasil.html).

Uma situação similar, ainda que não tão extrema na singularidade da distância histórica e cultural de contextos, registra-se na França relativamente à intensificação de interesses de brasileiros por Carcassone, cidade medieval que esteve presente em série de grande difusão popular, quando um dos seus personagens foi detido por ocasião de sua visita a Carcassone (Insensato Coração).

Carcassone.Foto A.A.Bispo©
Já contando com brasileiros que ali residem, a presença do Brasil em Carcassone não apenas se manifesta na existência de bares, restaurantes e grupos que demonstram as suas origens e elos através de bandeiras, sinais visuais, dança e música, como também no grande número de visitantes do Brasil que percorrem as ruas dessa cidade do Languedoc-Roussilon.

Como considerado relativamente à Ásia Menor, essas situações por vezes singulares do interesse repentino por determinadas regiões motivado por telenovelas e outros programas de televisão abrem sob diferentes aspectos perspectivas para análises culturais do presente e para a consideração de temas histórico-culturais que, caso contrário, surgiriam como distantes e sem maior relevância.

Cidade de Carcassone: Patrimônio Mundial da Cultura/UNESCO

A atualidade dessa intensificação de interesses de brasileiros por Carcassone motivou uma revisita dessa cidade no âmbito dos ciclos de estudos de verão de 2013 levados a efeito na França. (Veja http://revista.brasil-europa.eu/145/Estudos-regionais-franceses-e-Brasil.html)

Inserindo-se essa visita no contexto da programação, nos seus objetivos e a partir dos pressupostos criados por trabalhos anteriores, Carcassone foi agora considerado sob determinadas perspectivas, guiadas sobretudo pela celebração no corrente ano de Marseille como Capital Européia da Cultura e, concomitantemente por ano dedicado às Journées européennes du patrimoine, conduzidas em numerosas cidades e instituições da França.

Dando continuidade às reflexões motivadas por Marseille, cidade que, com a sua pluralidade étnica e cultural surge como indispensável alvo de análises voltadas a processos interculturais, a atenção foi dirigida ao papel de Carcassone nas relações entre o Mediterrâneo e o Atlântico, entre a região mediterrânea que aproxima a França do mundo itálico e ibérico, as zonas centrais e a França centralizada em Paris.

Esse tema, tratado em diversas situações epocais da região do Languedoc-Roussillon, nos seus fundamentos na Antiguidade romana e à época da grande obra do Canal du Midi, exigiu em Carcassone ser considerado antes à luz sobretudo de desenvolvimentos medievais, por assim dizer intermediários. Ainda que hoje marcado pelo Canal du Midi, este, passando originalmente fora da cidade, apenas foi a ela conduzido a partir de fins do século XVIII, sendo terminado no século XIX. (Veja http://revista.brasil-europa.eu/145/Beziers-Nauroze-Canal-du-Midi.html)

O papel de Carcassone nas relações entre o Mediterrâneo e o Atlântico deve ser considerado em contextos mais remotos do que aqueles do Canal du Midi e que representam pressupostos para a compreensão deste projeto como realização magna de antigos anelos de ligação dos dois mares. A sua situação geográfica no alto de uma colina no vale do Aude torna compreensível o seu significado estratégico de controle das vias de intercâmbio comercial entre o Atlântico e o Mediterrâneo já em remotas eras. Essa posição parece já ter levado a uma fundação de povoação vários séculos antes da latinização do sul da Gália. Sob os romanos, ali se fundou algumas décadas antes da era cristã uma colonia, Colonia Julia Carcaso, com o respectivo castelo.

Na complexa história medieval de Carcassone, deve-se salientar um aspecto, o fato da cidade localizar-se numa das vias do Caminho a Santiago de Compostela: a Via Tolosana.

Somente a atenção dirigida à rêde de interligação das diferentes regiões da Europa com o extremo do Ocidente na Península Ibérica criada pelas vias de peregrinação ao túmulo do apóstolo (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/138/Compostela.html) pode explicar a existência de um dos maiores monumentos de Carcassone e mesmo da arquitetura religiosa do sul da França, a da sua antiga catedral, a Basilique Saint-Nazaire et St-Celse.

A consideração do caminho a Santiago - diferentemente da atenção dirigida ao Canal du Midi como obra do século XVII e a seu significado comercial - dirige a atenção às bases religiosas das vias que ligaram a Europa ao Atlântico na Idade Média, pelo menos do período anterior à Guerra dos Cem Anos (1337-1453).

Essa perspectiva surge como muito mais produtiva aos Estudos Culturais, uma vez que traz à consciência o significado de remotas imagens do descer ao "fim da terra" na Galicia e sobretudo dela novamente sair ou subir das profundezas nas suas implicações para concepções antropológicas e simbólico-geográficas.

Essa perspectiva exige levar em consideração as remotas origens do significado numinoso do local na Antiguidade e nos primeiros séculos da Cristianização. Esse sentido religioso pode explicar que já em 533 tenha-se ali criado um bispado, sendo a igreja episcopal ampliada à época carolíngia. Para a construção da atual nave, concluída em meados do século XII, as suas pedras foram benziodas pelo Papa Urbano II (1042-1099). Com a subordinação do vicecondado à Coroa francesa, introduziu-se o Gótico, levando a uma reconstrução do coro e do transepto nos séculos XIII e XIV.

Carcassone.Foto A.A.Bispo©

Carcassone e a visão idealizadora do passado medieval no restauracionismo romântico

Independentemente do estudo histórico do passado mais remoto e medieval, cumpre considerar nos estudos de relações internas francesas e européias nas suas implicações para o mundo extra-europeu a redescoberta e reconfiguração de Carcassone no século XIX, tornando-se a cidade importante testemunho do fascínio pela Idade Média do Romantismo.

Foi justamente um dos principais arquitetos do Historismo, da pesquisa da arquitetura da Idade Média e da conservação patrimonial, Eugène Emmanuel Viollet-le-Duc (1814-1879), que realizou trabalhos reconstrutivos da fachada ocidental, do portal norte e dos bocais de água do telhado da igreja, que hoje surgem como tão impressionantes testemunhos da linguagem visual de fundamentação teólogica da Idade Média. Foi encarregado de retaurar a basílica em 1844, e, a seguir, em 1850 toda a cidade fortificada.

Tendo Viollet-le-Duc também realizado trabalhos de reconstrução histórica das fortificações de Carcassone, o seu nome prende-se estreitamente à cidade e à sua reconstrução.

Em ano dedicado na França a questões patrimoniais, a consideração dos princípios do trabalho restaurativo e reconstrutivo de Viollet-le-Duc assume relevante atualidade. As reflexões podem contar aqui com estudos dedicados às suas concepções e à sua obra que vêm sendo desenvolvidos de forma crescente nos últimos anos, tanto na França (Veja e.o. Jean-Paul Midant, Eugène Viollet-le-Duc, Paris: Éditions du Patrimoine, 2008) como na esfera de língua alemã (Werner Oechslin, ed., Eugène Emmanuel Viollet-le-Duc: Internationales Kolloquium, Zurique: gta e Berlin: Gebr. Mann 2010).

A crítica sempre formulada de que os seus trabalhos reconstrutivos criaram situações ideais que nunca existiram na realidade merece ser reconsiderada sob enfoques dirigidos a imagens nos Estudos Culturais mais recentes. A concretização de uma imagem ideal de cidade fortificada tem em Carcassone a sua expressão mais impressionante e é uma das causas da atração que exerce em visitantes de todo o mundo.

Um monumento no centro da urbe lembra os visitantes que a obra de restauração arquitetônica de Viollet-le-Duc não pode ser considerada independentemente de um movimento romântico de valorização histórica que marcou todas as esferas culturais e artísticas e cujo principal representante local foi Jean-Pierre Cros-Mayrevieille (1810-1876).

Nascido em Carcassone, entrou na história regional como um dos principais responsáveis pela salvação da cidade. De formação jurídica, interessado por filosofia, dedicou-se sobretudo à educação popular. Essa tradição do empenho pela instrução pública e do ensino primário em Carcassone torna compreensível que ali exista hoje um museu escolar, significativo para o estudo de questões educativas nas suas inserções em processos culturais. Com finalidades pedagógicas e de divulgação, publicou trabalhos nas mais diversas áreas de conhecimentos, dando particular atenção à melhoria de condições dos trabalhadores.

Como outras personalidades de cidades do sul da França, por exemplo em Nîmes (Veja http://revista.brasil-europa.eu/145/Nimes-Brasil.html), Cros-Mayrevieille, movido de sentimentos pela sua cidade natal, dedicou-se ao estudo de seu passado e suas tradições. Nesse espírito, requer às autoridades a proteção da basílica local e o seu reconhecimento como monumento histórico, um marco na história da consciência patrimonial na França.

De ciclo de estudos sob a orientação de
Antonio Alexandre Bispo



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Indicação bibliográfica para citações e referências:
Bispo, A.A. "
De "Insensato Coração" ao ideal de cidade medieval no ano das Journées européennes du patrimoine 2013. Visões românticas do passado no debate patrimonial". Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 145/11 (2013:5). http://revista.brasil-europa.eu/145/Carcassone-passado-ideal-e-patrimonio.html