Revista

BRASIL-EUROPA

Correspondência Euro-Brasileira©

 

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Wiesbaden. Foto A.A.Bispo©


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Wiesbaden. Fotos.A.A.Bispo.
©Arquivo A.B.E.

 

Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 145/1 (2013:5)
Editor: Prof. Dr. A.A.Bispo, Universidade de Colonia
Direção administrativa: Dr. H. Hülskath

Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Academia Brasil-Europa
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2013 by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501

Doc. N° 3023




Lorraine, Champagne, Bourgogne, Auvergne, Provence, Languedoc-Roussilon
Regiões francesas e as dimensões globais de conhecimentos
em referenciações com o Brasil
pelos 300 anos de Denis Diderot (1713-1784)

Partindo-se de Wiesbaden, Alemanha


Ciclo de estudos em regiões francesas pelo ano de Marseille como Capital Européia da Cultura 2013 e 300 anos de Denis Diderot (1713-1784)

 

O presente número da Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira oferece relatos de atividades realizadas pela Academia Brasil-Europa e pelo Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa no verão europeu de 2013.

Ainda que inaugurada na cidade alemã de Wiesbaden, capital de Hessen, a programação foi dedicada à França nas suas relações com o Brasil, incluindo visitas a diferentes cidades francesas.

Wiesbaden. Foto A.A.Bispo©

A razão dessa concentração das atenções à França residiu na celebração de
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Marseille como Capital Européia da Cultura 2013, dando-se assim continuidade aos trabalhos eurobrasileiros iniciados no ano anterior.

Visitou-se, em 2012, a metrópole portuária francesa no Mediterrâneo, marcada hoje pela sua diversidade étnica e cultural, o que a faz de particular significado para estudos de processos culturais. (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/138/Protis.html)

Os questionamentos ali tratados deram ensejo a trabalhos contextualizados em outras regiões da Europa. (Veja e.o.
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http://www.revista.brasil-europa.eu/139/Luzes-nordicas.html)

Dando prosseguimento a essa programação com trabalhos e reflexões em cidades de regiões francesas do Nordeste, Centro e Sul, procurou-se relacioná-los com os temas levantados e discutidos em outros contextos.

Considerando a atenção privilegiada dada às relações entre a Alemanha e o Brasil no corrente ano (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/141/Indice_141.html), a programação foi inaugurada em sessão levada a efeito em cidade alemã de particular significado para os estudos relacionados com o Brasil: Wiesbaden.

Abertura do ciclo em Wiesbaden

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A visita a estâncias hidroterápicas francesas - em particular Vittel e Vichy - foi decidida nas visitas feitas a estâncias do Sul de Minas Gerais de janeiro e fevereiro de 2013 (Veja http://www.atualidades.brasil-europa.eu/Atualidades_2013_01.html). Considerando o Brasil/Alemanha 2013 da A.B.E, pareceu ser oportuno preparar os trabalhos a serem conduzidos na França com uma visita Wiesbaden, capital do Estado alemão de Hessen.

Se Vichy é o mais importante dos balneários da França, Wiesbaden é um dos mais antigos da Alemanha e mesmo da Europa: chega a ser considerado como Weltkurstadt, o balneário por excelência do mundo, sendo cognominado de "Nizza do Norte".

A qualidade de suas fontes de águas já era conhecida e apreciada na Antiguidade, quando a localidade era conhecida como Aquae Mattiacorum, ou seja, águas dos Mattiacos, os habitantes da região, dizeres perenizados na inscrição da casa das termas. O nome atual encontra-se documentado em fonte do século IX, onde Wisibada é mencionada pelo biógrafo de Carlos Magno.

Wiesbaden é possuidor de extraordinário patrimônio arquitetônico, marcado por construções representativas de meados do século XIX e início do século XX, que dão testemunho do poder econômico dos residentes e do significado da sua vida social e cultural do passado. Se Vichy foi cidade procurada por Napoleão III (1808-1873), ficando marcada pela presença da aristocracia imperial francesa, Wiesbaden o foi por Guilherme II (1859-1941) e a sua Corte.

Assim como Vichy com o seu teatro, cassino e palácio de congressos, Wiesbaden possui edifícios com essas funções de representativa arquitetura, como o Teatro do Estado de Hessen, de 1894, e a Casa das Termas, de 1907. Assim como Vichy, também Wiesbaden possui igrejas representativas do Historismo, tais como a do mercado, edificada entre 1853 e 1862. Do ponto de vista de parques e jardins, ambas as cidades podem concorrer pelas dimensões e qualidades de suas áreas verdes.

Assim como Vichy, também Wiesbaden surge como de especial significado para os estudos brasileiros. Do ponto de vista histórico-político, os elos com o Brasil são ainda mais importantes pelo seu passado, uma vez que abrigou a principal residência dos duques de Nassau. Passando de cidade-residência a estância balneária e centro de congressos com a sua anexação à Prússia em 1866. A função dos balneários alemães para a história cultural das relações entre a Europa e o Brasil no século XIX foi tematizada em eventos anteriores da A.B.E., por último na cidade de Bad Ems, próxima a Wiesbaden. (http://www.atualidades.brasil-europa.eu/Atualidades_2012_03.html)

Sob a perspectiva dos estudos brasileiros, considerou-se que Wiesbaden tem o seu maior significado por conservar a memória e materiais do Príncipe Maximilian Alexander Philipp zu Wied-Neuwied (1782-1867).

Com a sua expedição ao Brasil, esse erudito contribuiu de forma significativa tanto para o desenvolvimento das Ciências Naturais em geral como para o conhecimento do Brasil, publicando os seus resultados em 1820/21 na famosa obra Reise nach Brasilien in den Jahren 1815 bis 1817.

Essa obra, considerando vários grupos indígenas, foi alvo de particular atenção no âmbito do projeto dedicado às culturas indígenas iniciado e dirigido pelo editor desta revista com o patrocínio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Materiais por êle coletados, entre êles de arte plumária, encontram-se em parte no Museu de Wiesbaden.

Renaissance Nancy 2013 - Renascimentos e Luzes através dos séculos e no presente

A visão dirigida a processos esclarecedores transepocais no seu significado para a atualidade, e que não pode basear-se apenas na consideração limitada à época do Iluminismo, pôde ser ampliada através da experiência do projeto Renaissance Nancy 2013, um dos maiores eventos culturais da primavera e do verão europeus de 2013. (http://revista.brasil-europa.eu/145/Renaissance-Nancy-2013-Brasil.html)

Justificando a atenção dada à Renascença na iniciativa, os organizadores da Renaissance Nancy 2013 lembram que o Ocidente, à época histórica marcada por esse conceito, viveu uma mudança fundamental, um prodigioso salto à frente e dos quais o homem atual é herdeiro. O aparecimento de novos modos de difusão de conhecimentos e de informação, as grandes descobertas que mudaram profudamente a percepção do mundo marcaram fundamentalmente a história da Humanidade.

O significado da programação não se limitou à época da Renascença e ao redescobrimento do passado cultural da Lotríngia, mas revelou-se sobretudo no seu direcionamento ao futuro. Os habitantes e os visitantes foram convidados a imaginar o futuro no âmbito de projetos que ofereceram a artistas, pesquisadores, empresários e internautas de todo o mundo possibilidades amplas de livre expressão.

O pensamento e a sensibilidade dirigidos ao renascer não apenas na Renascença como também em outras épocas e como tarefa que se impõe no presente possibilitou o estabelecimento de pontes com a reconscientização do patrimônio cultural antigo da Humanidade que vem sendo tematizada em ciclos de estudos desenvolvidos a partir de Marseille como base de análises de processos culturais que se estenderam ao Novo Mundo desde a época dos Descobrimentos. (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/138/Indice_138.html)

300 anos de Denis Diderot na cidade de seu nascimento

Os temas tratados nos diferentes locais, ainda que marcados pelos elos culturais com o Brasil resultantes dos respectivos contextos, foram conduzidos à luz das comemorações, no corrente ano, dos 300 anos de nascimento de Denis Diderot (1713-1784), filósofo e escritor do Iluminismo e um dos principais responsáveis pela Encyclopédie. (http://revista.brasil-europa.eu/145/Langres-Diderot-2013-Brasil.html)

Com uma visita à sua cidade natal, Langres, procurou-se considerar os pressupostos de sua formação e o campo de tensões culturais e de correntes de pensamento da sua época, o que permite cotejos com situações atuais e justifica a atualidade de estudos voltados à Encyclopédie sob o aspecto do seu significado para os Estudos Culturais.

Essa atenção vem de encontro à preocupação manifestada nos trabalhos eurobrasileiros mais recentes quanto à necessária conscientização do serviço que a ciência deve prestar aos esforços do homem à procura de conhecimentos e ao Esclarecimento em anos marcados por tendências obscurantistas, em particular devido ao recrudescimento do pensamento religioso fundamentalista em várias nações e esferas. (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/138/Estudos-e-Esclarecimento.html)

Diderot exerceu influência na Alemanha e sobretudo na Rússia que se abria ao Ocidente da sua época, sendo assim a sua consideração oportuna no âmbito do projeto voltado à presença alemã na esfera báltica e russa em referenciações com os estudos brasileiros (Projeto Âmbar). (Veja http://revista.brasil-europa.eu/143/Baltico-Brasil.html)

Historiografia França/Brasil: P.Gaffarel (1843-1920), erudito de Marseille em Dijon

A atenção dirigida às relações Brasil/Alemanha em 2013 levou de início a um direcionamento das atenções a regiões francesas vizinhas da Lorraine/Lotríngia e da Burgúndia, marcada na sua história pela sua situação limítrofe e consequentes inserções político-culturais nas esferas alemã e francesa.

Como pressuposto para os estudos a serem desenvolvidos, considerou-se a história da própria historiografia concernente às relações entre a França e o Brasil, salientando-se os seus elos com os respectivos contextos e a época em que se desenvolveu. A celebração de Marseille como Capital Européia da Cultura 2013 trouxe à consciência a obra de Paul Gaffarel, erudito proveniente de Marseille e que atuou sobretudo em Dijon. A sua obra e os seus elos com o Brasil assumem posição relevante numa história da diplomacia cultural e necessitam ser consideradas quanto a questionamentos e interpretações nas suas inserções em processos culturais do século XIX na França, marcados pelo Romantismo e Historismo.(http://revista.brasil-europa.eu/145/Dijon-Paul-Gaffarel.html)

De Minas Gerais à França Central: Amor Divino e águas

A escolha das cidades em regiões centrais francesas que foram consideradas no ciclo de estudos foi determinada por trabalhos anteriores, dando-se continuidade ao tratamento de questões levantadas no Brasil.

Essas visitas tornaram realidade intenções já há muito formuladas, como foi o caso da visita ao Sacré Coeur de Paray-le-Monial, um dos principais centros de peregrinação da França, centro da veneração do Sagrado Coração. A atenção a essa forma de devoção no seu significado para os estudos culturais relativos ao Brasil foi despertada durante a viagem de membros da A.B.E. a Minas Gerais, em 2007, mais especificamente nas estadias em Cordisburgo e Biribiri/Diamantina.(http://revista.brasil-europa.eu/145/Paray-le-Monial-Cordiburgo-Diamantina.html)

Como acima mencionado, a visita a cidades balneárias francesas representou importante objetivo do programa de estudos, cumprindo um desideratum formulado em ciclos de estudos levados a efeito no Sul de Minas em fevereiro de 2013. Após ter-se visitado Vittel - cidade que possui um museu de termalismo e que oferece possibilidades de cotejos com Caxambú - ( http://revista.brasil-europa.eu/145/Vittel-Caxambu.html) - considerou-se sobretudo Vichy, cidade que serviu de modêlo inspirador a Lambari. (http://revista.brasil-europa.eu/145/Vichy-Lambari.html)


A cidade de Vichy adquire significado também no âmbito das atenções eurobrasileiras do corrente ano à Alemanha, uma vez que entrou na história política do século XX como sede do regime do Marechal H. P. Pétain (1856-1951), chefe de Gabinete de Guerra e de Govêrno da zona não ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra, regime questionável sob vários aspectos devido à colaboração com os invasores.


A escolha de Vichy como sede de govêrno foi então devida às possibilidades que a cidade oferecia para a instalação de órgãos governamentais, ministérios e embaixadas com os seus muitos hotéis e edifícios representativos.

Esse patrimônio edificado era resultado do significado de Vichy como principal cidade de águas termais da França, procurada pela aristocracia, intelectuais e artistas no século XIX e nas primeiras décadas do XX e que a transformaram em importante centro de vida social e cultural, de irradiação internacional. Também procurada por brasileiros, é esse ambiente cosmopolita de Vichy que permite compreender as suas expressões no Brasil.

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Atenção dirigida à latinização do Sul da França nos seus elos com o mundo ibérico

Se os trabalhos eurobrasileiros foram nesses ciclos dirigidos sobretudo à Antiguidade helênica, as atividades na França em 2013 salientaram os séculos romanos e a latinização.

Neste sentido, desenvolveram-se trabalhos em cidades possuidoras de grande patrimônio histórico e arquitetônico remontante à época romana, em particular em Narbonne e Nîmes, principais marcos urbanos da antiga via de comunicação terrestre entre a Península italiana, o Sul da França e a região ibérica.

As relações e os processos culturais  entre o Mediterrâneo e o Atlântico, consideradas sob diferentes aspectos nos estudos anteriores (Veja e.o.http://www.revista.brasil-europa.eu/138/Pytheas.html), passaram a ser estudadas sob nova perspectivas, dirigidas agora não ao caminho por mar ao redor da Península Ibérica, mas à via pelo interior da França e que contribuiu à integração do Sul ao Centro e Norte do país e, assim, à integração francesa.

Nesse intento, a capital da antiga Província da Gallia Narbonensis, mereceu necessariamente ser tratada com especial atenção, uma vez que foi a primeira colonia romana no Sul da Gália e o maior porto romano após Ostia.

Os estreitos elos com o mundo ibérico de Narbonne, determinados pela sua posição geográfica e pela sua antiga população, manifestam-se da forma mais sugestiva no culto aos santos Justo e Pastor, padroeiros não só da cidade sul-francesa como também de Madrid e várias outras cidades da Espanha. Baseando-se em observações feitas em Pontevedra, Galícia, um dos centros dessa veneração, visitado em 2012, deu-se continuidade à análise de fundamentos imagológicos da Antiguidade em santos católicos conduzida em Santiago de Compostela com referência ao Apóstolo do Ocidente (http://www.revista.brasil-europa.eu/138/Compostela.html) e, agora, com referência aos Dioscuros nas diversas formas que tomaram com referenciações locais ocorridas no processo de Cristianização do mundo ibérico-sulfrancês.(http://revista.brasil-europa.eu/145/Narbonne-Elos-ibericos.html)

A consideração desses antigos elos com o mundo ibérico do Sul da França contribui para a elucidação de proximidades culturais e da simpatia e mesmo fascínio de franceses pelo mundo ibérico e latinoamericano, o que se manifestou na intensidade das relações artísticas e intelectuais nos séculos XIX e XX. Esse fenômeno não pode ser analisado apenas a partir de estudos de fundamentos histórico-culturais de interações com o mundo ibérico, mas deve considerar a revalorização do passado e de tradições no Romantismo no Sul da França e suas repercussões em Paris. Nesse sentido, Nîmes surge como caso exemplar, sobretudo também por ter-se conhecimento do envio ao Brasil de obras líricas de escritores representativos do Romantismo e Conservadorismo católico-realista da sociedade local. (http://revista.brasil-europa.eu/145/Nimes-Brasil.html)

Neste contexto, levanta-se necessáriamente a questão da idealização do passado nos ideais e realizações reconstrutoras da época do Historismo romântico nas suas diferentes formas de expressão. Essa questão surge como de atual atualidade pela intensidade com que a França desenvolve as Journées européennes du patrimoine 2013 em diferentes cidades e regiões. A importância concedida pela França à proteção patrimonial, tanto cultural como natural, assim como a consciência do papel que desempenha em ações internacionais de preservação do patrimônio da Humanidade evidenciam-se em exposições no centro de recepção da área do Pont du Gard, próxima a Nîmes (http://revista.brasil-europa.eu/145/Nimes-Brasil.html) 

Os problemas derivados de idealizações do passado no debate patrimonial nas suas inserções em processos culturais do Romantismo foram tratados sob diversos aspectos. Um complexo temático antes de natureza histórico-arquitetônica e de imagens da Idade Média determinou a visita a Carcassone, cidade que desperta na atualidade particular interesse em brasileiros devido a imagens criadas por telenovela.  http://revista.brasil-europa.eu/145/Carcassone-passado-ideal-e-patrimonio.html)

Outro tipo de questões, antes referentes a estudos empíricos, levantam-se neste contexto relativamente a ecomuseus e a imagens do passado em museus ao ar-livre nas suas relações com o meio ambiente. Dando continuidade a observações feitas em janeiro de 2013 no Ecomuseu Algecira, em Fuerteventura, visitou-se a Ferme Caussenarde d'Autrefois no Tarn, de iniciativa preservacionista familiar, considerando-se as concepções relativas a patrimônio que levaram ao reconhecimento do Parque Nacional das Cévennes como Patrimônio Mundial/UNESCO. (http://revista.brasil-europa.eu/145/Hyelzas-ecomuseu.html)

Mediterrâneo/Atlântico: Canal du Midi e a divisão das águas da Montanha Negra

Um dos objetivos principais do programa foi o de dar continuidade aos estudos de processos culturais Atlântico/Mediterrâneos que vêm determinando trabalhos realizados em diferentes contextos por motivo do ano de Marseille como Capital Européia da Cultura 2013. (Veja e.o.http://www.revista.brasil-europa.eu/138/Estudos-e-Esclarecimento.html)

A ligação por água entre o Atlântico da costa francesa e o Mediterrâneo foi possibilitada pela construção do Canal du Midi, principal obra construtiva do século XVII, hoje reconhecida como parte integrante do Patrimônio Cultural da Humanidade.

Procurado hoje por considerável número de brasileiros - um singular fenômeno da atualidade - o Canal du Midi merece ser estudado por diferentes razões, sobretudo pela função que exerceu na interligação de regiões da França até então isoladas e, em escala mais ampla, à da região sul do Mediterrâneo nas suas inserções no universo cultural ibérico e a França centralizada em Paris. (http://revista.brasil-europa.eu/145/Beziers-Nauroze-Canal-du-Midi.html)

30 anos de Semana de Música França-Alemanha - Educação Musical e Musicologia

Pelo fato de transcorrerem 30 anos da realização de uma Semana de Música França-Alemanha promovida em iniciativa eurobrasileira na cidade alemã de Leichlingen, decidiu-se retomar algumas das questões então tratadas à luz das reflexões e dos interesses atuais.

Em 1983, ano em que se celebrou grandes músicos europeus, a cravista brasileira M.L. Cutolo sugeriu que a atenção fosse dirigida a J. Ph. Rameau (1683-1764) pelo seu significado musical e teórico-musical. Em 2013, ano em que também se comemoram grandes nomes da história da música, Rameau foi novamente alvo das atenções, incluindo-se na programação cidades em que atuou: Dijon e Clermont-Ferrand.

Principal foco das atenções foi, porém, aquele voltado à Pedagogia Comparada, ou melhor, à Educação Musical de orientação musicológica, uma vez que foi essa preocupação que determinou o Forum no qual a Semana de Música França-Alemanha se inseriu.

Esse evento deu continuidade, na Europa, a reflexões e iniciativas brasileiras, remontantes à fundação da sociedade voltada ao estudo de processos culturais em 1968 e à introdução de disciplinas de natureza musicológica em cursos de Licenciatura em Educação Musical na Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo a partir de 1972.

Para a retomada dessas questões sob a perspectiva atualizada dos estudos desenvolvidos desde então em seminários e cursos, escolheu-se Avignon, cidade significativa pelo fato de ter a sua imagem marcada pela canção "Sur le pont d'Avignon", conhecida popularmente e empregada na educação e na lúdica em diferentes regiões do mundo, também no Brasil, e que permite novas aproximações interpretativas de sentido. (http://revista.brasil-europa.eu/145/Avignon-Sur-le-pont.html)

Revisões de posições teológico-musicais do passado recente na atualidade

Avignon foi cidade que ofereceu-se como local particularmente adequado para o tratamento de questões relativas a aspectos fundamentais nas relações entre discursos teológico-musicais e estudos musicológicos que se impõem no momento pelas novas tendências e prioridades que se observam no atual Pontificado.

Revisões de posicionamentos que marcaram publicações, iniciativas e desenvolvimentos das últimas décadas, que tiveram repercussões no Brasil surgem como necessárias não apenas devido a uma nova situação eclesial como também pelas tendências atuais dos estudos musicológicos. Ambos os fatores vêm de encontro a orientações há muito defendidas nos estudos eurobrasileiros, que foram resultantes de desenvolvimentos ocorridos no Brasil.

Retomando questionamentos tratados há décadas, vinculados sobretudo ao nome do Prof. Dr. Karl Gustav Fellerer (1902-1984), as atenções em Avignon foram dirigidas a um documento da legislação sacro-musical de crucial significado para os estudos da Idade Média e que traz a assinatura de um pontífice que apresenta vínculos com Portugal: João XXII (1245/9-1334).(http://revista.brasil-europa.eu/145/Avignon-Docta-Santorum-Patrum.html)

O movimento missionário francês nas suas consequências para a África e o Brasil

O programa desenvolvido em regiões francesas foi encerrado na Basílica de Notre Dame de Fourvières, em Lyon, um dos monumentos arquitetônicos e histórico-culturais de grande carga de significados não apenas relativamente à história das relações franco-alemãs, atuais no ano Alemanha/Brasil, como também no referente ao ardor do Catolicismo restauracionista na França do século XIX e que se irradiou pelo mundo através de ações missionárias.

Em primeiro lugar, procurou-se considerar os pressupostos culturais de um dos maiores nomes do movimento missionário francês, Melchior de Marion Bréssilac (1813-1859). No bicentenário de seu nascimento, a cidade em que nasceu e teve a sua formação religiosa - Castelnaudary - foi visitada, procurando-se caminhos para a compreensão do seu fervor missionário e de uma mentalidade que justificou as suas ações a partir do contexto cultural local. A cidade, uma das principais do Lauragais, teve o seu passado medieval marcado pela luta contra albigenses ou cátaros, vistos como hereges e que foram alvo de sangrentas perseguições. Levantou-se a questão se a idealização do heroísmo em ótica católica dessa época trágica da história do Ocidente no século XIX não poderia explicar a intensidade do ardor de conversão de não-cristãos que se manifesta na história de vida e nas ações de Bréssilac, o fundador da Société de Missions Africaines. ( http://revista.brasil-europa.eu/145/Castelnaudary-Marion-Bressilac.html)

Se os pressupostos culturais da formação de Bréssilac foram considerados na sua cidade natal e de juventude, a entidade que fundou exige ser considerada no contexto cultural de Lyon, um dos grandes centros do Catolicismo francês. Lyon assume por diversas razões uma posição de particular relevância nos estudos históricos de processos culturais em contextos gerais, em particular naqueles relacionados com a África e o Brasil.

Como centro do comércio da seda, a cidade mantinha contatos com diversas e distantes regiões do globo. Essas atividades, de dimensões mundiais, exigiam conhecimentos, sendo compreensível que Lyon tenha passado a desempenhar papel relevante no desenvolvimento dos estudos geográficos na França.

Em sociedade marcada pelo Catolicismo extremado, esse movimento voltado à aquisição de conhecimentos de povos e regiões relacionou-se com ímpetos missionários em países extra-europeus. Constatando-se a prosperidade dos países católicos da América Latina, acentuou-se a consciência de que também essas nações deviam concorrer tanto para o desenvolvimento dos conhecimentos geográficos como também da propagação do Cristianismo, em particular na África.

Compreende-se, assim, que o Brasil tenha sido solicitado a contribuir à realização de congresso geográfico realizado na cidade (http://revista.brasil-europa.eu/145/Lyon-Comercio-e-Geografia.html) como também a apoiar financeiramente a missão na África. (http://revista.brasil-europa.eu/145/Lyon-Comercio-e-Catolicismo.html).

Como um centro da missão africana, Lyon contribuiu a um despertar de interesses pela África, marcando o desenvolvimento dos estudos africanos. A consideração do universo religioso-cultural no qual missionários foram formados e dirigidos representa uma exigência para o estudo de pressupostos da ação européia na África do século XIX e suas consequências. Essa exigência vale também para a revisão de questionamentos e interpretações que passaram a ser consideradas como de validade evidente mas que devem ser relativados como resultados de visões e ações do século da Restauração Católica.

Para reflexões relativas à intensidade do fervor católico e missionário de Lyon, de tão amplas consequências, não se poderia ter escolhido local de maior potencialidade para análises do que a Basílica de Notre-Dame de Fourvières, um dos maiores centros de peregrinação da França, desde 1998 reconhecida pela UNESCO como integrante do Patrimônio Cultural do Mundo. ((http://revista.brasil-europa.eu/145/Lyon-Comercio-e-Catolicismo.html).

Antonio Alexandre Bispo






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Indicação bibliográfica para citações e referências:
Bispo, A.A. "R
egiões francesas e dimensões globais de conhecimentos em referenciações com o Brasil. Pelos 300 anos de Denis Diderot (1713-1784)". Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 145/1 (2013:5). http://revista.brasil-europa.eu/145/Estudos-regionais-franceses-e-Brasil.html