Revista

BRASIL-EUROPA

Correspondência Euro-Brasileira©

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Índice da edição     Índice geral     Portal Brasil-Europa     Academia     Contato     Convite     Impressum     Editor     Estatística     Atualidades

_________________________________________________________________________________________________________________________________

A.Bispo e A. Borges. A.B.E.©Arquivo A.B.E.


Conferencia na Academia Brasil-Europa, Colonia.©Arquivo A.B.E.


No Centro de Estudos Brasil-Europa. ©Arquivo A.B.E.

Fotos: No texto: Sessão do Colóquio internacional com a presença de delegação  brasileira 1989;  Mosteiro do Rio de Janeiro 1992;  Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia 1999,  Colóquio pelo Porto como Capital Européia da Cultura 2002/3 da A.B.E. Na coluna. Momentos no Centro Brasil-Europa da A.B.E..

Acervo particular A. Borges e Arquivo A.B.E.©

 

Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 148/22 (2014:2)
Editor: Prof. Dr. A.A.Bispo, Universidade de Colonia
Direção administrativa: Dr. H. Hülskath

Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Academia Brasil-Europa
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2014 by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501

Doc. N° 3093




Atuação de Armindo Borges no
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa
e em eventos em Colonia e no Rio de Janeiro


Armindo Borges: 80 anos (2013). Dos Açores a Roma e à Alemanha, no Canadá, Brasil e em Portugal IV







Dr. Armindo Borges no Rio de Janeiro
Este texto deve ser compreendido no conjunto de outros artigos desta edição da Revista Brasil-Europa dedicados à passagem, em 2013, dos 80 anos do teólogo, regente, compositor e musicólogo açoriano Pe. Dr. Armindo Borges.


Essas publicações procuram trazer a consciência o significado de sua trajetória de vida, de sua obra e de suas múltiplas atividades nos Açores e nos diferentes contextos internacionais em que atuou. Concomitantemente, trazem à luz a projeção internacional dos Açores e o papel que a cultura açoriana desempenhou em interações e processos culturais das últimas décadas.


Membro fundador e Vice-Presidente do instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa (I.S.M.P.S. e.V.), foi protagonista desde 1975 das interações e conferências que, centralizadas em Colonia, determinaram iniciativas posteriores e levariam à constituição do instituto no "Ano Europeu da Música" de 1985.


Como pároco da Missão Portuguesa de Colonia, e assim vulto de liderança de uma das maiores comunidades portuguesas da migração européia, possibilitou e dirigiu eventos culturais e sacro-musicais na igreja sob a sua responsabilidade - monumento arquitônico do Românico na Europa -, celebrou missas solenes com a apresentação de obras-mestres de autores portugueses por ocasião de eventos do instituto, organizou encontros e recepções de pesquisadores portugueses e brasileiros pela comunidade, participou ativamente como conferencista de colóquios e simpósios, representando a ponte entre os trabalhos do I.S.M.P.S. e a comunidade de língua portuguesa da imigração centro-européia.


Integrando as mais significativas organizações voltadas à música sacra, é membro eleito da Consociatio Internationalis Musicae Sacrae, Roma, da Associação Geral de Santa Cecília para Alemanha (Allgemeiner Cäcilienverband für Deutschland) e da Church Music Association of America, Saint Paul, EUA. É também membro de sociedades musicológicas da Alemanha (Gesellschaft für Musikforschung) e da Itália (Società Italiana di Musicologia, Roma), tendo colaborado estreitamente com iniciativas da Sociedade Brasileira de Musicologia.

Autor de trabalhos musicológicos, é também compositor de missas, motetes e obras para órgão. Participou como conferencista representando os Açores no II Congresso Brasileiro de Musicologia, relizado no Rio de Janeiro, em 1992. Em 2002, co-dirigiu o Colóquio Internacional "Dimensões Européias da Música Portuguesa" da A.B.E. por motivo da celebração do Porto como Capital Européia da Cultura. Desde 2003 é mestre da
Capella Olisiponensis da Basílica dos Mártires, Lisboa.


 

O Dr. Armindo Borges foi uma personalidade-chave para que o programa de interações desenvolvido no Brasil e nascido ali sobretudo em círculos luso-brasileiros pudesse ser iniciado e desenvolvido, uma vez que possibilitou o estabelecimento de pontes com o meio da imigração lusófona em Colonia, seus protagonistas e grupos.


O Dr. Armindo Borges surgiu, assim, desde o início das reflexões e dos trabalhos que levaram à fundação do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (I.S.M.P.S.), em 1985, pela sua formação e especialização, assim como pároco e vulto de liderança da comunidade portuguesa como personalidade indispensável para integrar a sua diretoria como Vice-Presidente.


Nessa posição, que ocupa ininterruptamente até o presente, participou ativamente das iniciativas do I.S.M.P.S. através das décadas. Várias delas foram realizadas em estreitas relações com a comunidade da imigração portuguesa de Colonia, uma das maiores da Europa Central.




Assim, pela passagem dos 25 anos de fundação da Missão Católica Portuguesa de Colonia, realizou-se paralelamente, mas de forma interrelacionada, o colóquio internacional de estudos culturais do I.S.M.P.S. que contou com a presença de grande número de pesquisadores culturais e representantes de instituições brasileiras. 


Após sessões em várias outras cidades da Alemanha, realizou-se, em Colonia, série de conferências presidida pelo Pe. Dr. Armindo Borges, e uma na qual foram tratadas comparativamente expressões culturais tradicionais do Brasil e de Portugal, assim como em diferentes contextos migratórios, suas transformações e perspectivas de permanência. Nessas sessões, nas quais deu-se uma particular atenção à Madeira, preparada por contatos realizados com órgãos governamentais e instituições em Funchal no ano da sua geminação com Santos, participaram grupos folclóricos dos portugueses do Renânia do Norte/Vestfália.


O Instituto de Folclore de Santos esteve presente, expondo trabalhos de rendeiras madeirenses nos morros de Santos e apresentando a situação dos estudos culturais e musicais santistas. Entre os participantes brasileiros do eventos, pronunciaram conferências no evento a Profa. Dra. Julieta de Andrade, o Prof. Dr. Americo Pellegrini, a Profa. Laura Della Monica, a Professora Neide Rodrigues Gomes, eo Prof. Alberto Ikeda.


No Brasil. Congresso pelos 500 anos do Descobrimento da América


Em 1992, o Pe. Dr. Armindo Borges tomou parte, como Vice-Presidente do I.S.M.P.S. e conferencista convidado da Sociedade Brasileira de Musicologia, do II° Congresso Brasileiro de Musicologia realizado no Rio de Janeiro, em 1992.


A êle coube tratar de tema de primordial relevância para a temática do congresso, dedicada que foi aos "Fundamentos da Cultura Musical no Brasil", dirigindo a atenção ao significado das expressões culturais do Espírito Santo nos Açores.


Estas, de origens no continente mas que mantiveram particular intensidade nas ilhas, adquiriram expressões que em parte se irradiaram pelo mundo e que são encontradas também em muitas regiões do Brasil.


No tratamento desse tema, o Pe. Dr. Armindo Borges relacionou assim um tema de fundamental importância para os estudos culturais dos Açores com aqueles das tradições brasileiras trazendo à consciência o significado teológico e filosófico de uma linguagem visual que muitas vezes não é bem compreendida.


Na Alemanha. Congresso pelos 500 anos do Brasil


Por ocasião do Congresso Internacional "Música e Visões" da Academia Brasil-Europa e do I.S.M.P.S. pelos 500 anos do Brasil, realizado sob o patrocínio da Embaixada do Brasil e o apoio da emissora Deutsche Welle, em Colonia, em 1999, o Pe. Dr. Armindo Borges proferiu uma conferência no auditório do Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia dedicada ao tema "Polifonia Vocal em Portugal de seus primórdios até à época de ouro e a sua irradiação no Brasil".



Colóquio "Dimensões européias da música de Portugal" - Porto Capital da Cultura


Um dos pontos altos de suas atividades como membro da presidência do I.S.M.P.S. deu-se com a realização do colóquio internacional "Dimensões européias da música em Portugal" em 2003, promovido sob o patrocínio do Embaixador de Portugal e com o apoio de universidades e centros de estudos de Portugal e da Alemanha por motivo da escolha do Porto como Capital Européia da Cultura.


No centro de estudos da Academia Brasil-Europa, o Pe.Dr. Armindo Borges salientou as dimensões européias da Polifonia portuguesa, considerando não só as extensões em Portugal de obras e desenvolvimentos de outros países, em particular de Flandres e da Itália, os contatos entre compositores de grandes centros europeus e os músicos portugueses,como também a irradiação de obras de compositores portugueses na Europa e no mundo.



Celebrou também missa solene com obras de autores portugueses dos séculos XVI a XVIII pelo encerramento do evento na igreja de Groß St. Martin.


Reuniões de trabalho de verão no Centro de Estudos Brasil-Europa


A presença anual por várias semanas de verão em Colonia permitem reuniões e colóquios no Centro de Estudos da A.B.E..Nessas reuniões, o Dr. Armindo Borges transmite as suas observações dos acontecimentos de interesse cultural e musicológico de Portugal, que são comentados e considerados nos trabalhos.


Nesses encontros, tratam-se também de questões relativas aos desenvolvimentos eclesiásticos atuais nas suas relações com a música sacra, em particular com a prática nas igrejas em Portugal, no Brasil, no Canadá e nas comunidades de imigração portuguesa na Alemanha. Entre esses encontros, salienta-se aquele da visita do atual pároco responsável pelos imigrantes lusófonos em Bonn, em 2011.




Todos os direitos relativos a texto e imagens reservados. Reproduções apenas com a autorização explícita do editor.

Indicação bibliográfica para citações e referências:
Bispo, A.A. (Ed.)."Atuação de Armindo Borges no Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa e em eventos em Colonia e no Rio de Janeiro ".
Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 148/22 (2014:2). http://revista.brasil-europa.eu/148/Armindo-Borges-ISMPS.html