Revista

BRASIL-EUROPA

Correspondência Euro-Brasileira©

 

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Vaticano.Fotos A.A.Bispo 2014 ©Arquivo A.B.E.
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Fotos A.A.Bispo 2014 ©Arquivo A.B.E.








 

Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 150 (2014:4)
Editor: Prof. Dr. A.A.Bispo, Universidade de Colonia
Direção administrativa: Dr. H. Hülskath

Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (1968)
Academia Brasil-Europa
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2014 by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501


A.B.E.


Índice

 

Tema em debate

Vaticano-Alemanha-Brasil: Religião/Ciência, Missão/Esclarecimento - nova luta cultural?
Paradoxais caminhos de processos anti-secularizadores na Europa e no Brasil: São Paulo e Santa Catarina.
Nos 125 anos da proclamação da República no Brasil e 100 anos da eclosão da Primeira GuerraÉpoca de balanços e reajustes IV

Aspectos multilaterais

Estado de São Paulo

São Paulo (SP). Academia X Convento. Secularização e anti-secularização em referenciações alemãs: a Bucha e a restauração franciscana no caminho da urbe à metrópole. Frei Basilius Röwer OFM (1877-1958). Nos 80 anos da Universidade de São Paulo

Santos (SP). Convento de Santo Antonio: intentos restaurativos da Religião e Moral em zona ferroviária e portuária à época do apogeu da exportação de café

Bairro do Pari - São Paulo (SP). O Convento de Santo Antonio em meio operário italiano e português da várzea entre o Tamanduateí e o Tietê: anti-secularização acompanhando a industrialização. A arquitetura do Ir. Felicianus Schlag OFM (1857-1923)

Amparo (SP). Provincianismo e universalismo ultramontano de missionários alemães em regiões interioranas de cultura cafeeira e de imigração. Lembrando a Liga da Modéstia Cristã para a defesa da moral, dos costumes e do recato feminino. São Benedito!

Estado de Santa Catarina

Colonia de Teresópolis - Águas Mornas (SC). Tomando moradia: inícios do restauracionismo religioso e moral franciscano em regiões coloniais alemãs de Santa Catarina nos seus elos com a Renânia e Vestfália. Pe. Wilhelm Roer (1821-1891) e Pe. Franz Xaver Topp (1854-1925)

Blumenau (SC). Do Colégio São Paulo do Pe. Joseph Maria Jakobs (1831-1892)
sob o signo do
Syllabus errorum de Pio IX (1792-1878) a centro de formação da juventude seráfica dos Franciscanos alemães. A Educação anti-modernista em meios coloniais


Rodeio (SC). Imigrantes de Veneto e Trento no Brasil e a ultramontanização alemã de „irredentos“ da antiga Áustria-Hungria em estudos da região Alpes-Adria. Pe. Athanasius Piccoli (1843-1905). Diálogos no Wörthersee

Gaspar (SC). A igreja-sinal do Catolicismo restaurado no coração do Vale do Itajaí
emoldurada pelo Baú, emblema de Santa Catarina. Pe. Petrus Sinzig OFM (1876-1952) e a família Höschl. Singulares relações: pobreza franciscana e enriquecimento de colonos

Santo Amaro da Imperatriz (SC). Águas termais e o Espírito Santo na cultura açoriana
e na renovação retroativa do Catolicismo pelos Franciscanos alemães. Lembrando o Pe. Xystus Meiwes (1853-1926) - homem simples da Vestfália e alma de criança


São José (SC). Transformações urbanas em vias a regiões de expansão colonial.
Da cultura retórica da argumentação à simplicidade de expressão franciscana. Sentidos de doenças mentais: a invocação angelical do hospício da Praia Comprida


Angelina (SC). A pequena Lourdes do Brasil e a tradição de peregrinações marianas de Werl na Vestfalia. Pe. Zeno Wallbröhl OFM (1866-1925) e Pe. Josaphat Immenkötter OFM (1877-1908)

São Francisco do Sul (SC). Interferências de processos coloniais. De regiões serranas ao litoral: ultramontanismo de missionários alemães em epopéias de aclimatação

Lages (SC). Luta cultural alemã em extensões no Brasil: „boa imprensa“ X Livre Maçonaria, Educação, Música e Arquitetura renanas. Pe. Andreas Noirhomme (1864-1913), Johannes (1846-1935) e August Scheidgen (1866-1951)

Canoinhas (SC).  Ouro verde, madeireiras, colonização, justiça social e missão. Franciscanos alemães X „fanáticos“ na Guerra do Contestado. Contradições com posicionamentos atuais?