Imagens nas missões indígenas: Santa Barbara
ed. A.A.Bispo

Revista

BRASIL-EUROPA 164

Correspondência Euro-Brasileira©

 

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Santa Barbara, California. Foto A.A.Bispo 2016 Copyright

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Santa Barbara, California. Foto A.A.Bispo 2016 Copyright

Foto A.A.Bispo 2016©Arquivo A.B.E.

 


N° 164/2 (2016:6)



"The Dance of Many Cultures" (...) "And the Dance goes on"
Imagens da religiosidade popular ibérica na esfera militar e religiosa da Nova Espanha
- Santa Bárbara nas missões indígenas da Califórnia em paralelos com o Brasil -


Estudos na Missão e cidade de Santa Barbara, Califórnia
pelo debate motivado pela canonização de Fr. Junípero Serra (1713-1784)

 

A visita a Santa Barbara, Califórnia, em outubro de 2016, representou um dos pontos altos dos trabalhos euro-brasileiros realizados por motivo do debate causado pela recente canonização de Frei Juníparo Serra OFM. (Veja) Este missionário fundou o Presidio Santa Barbara em 1782.

A missão foi estabelecida pelo seu sucessor, o basco Pe. Fermín Lasuén OFM (1736-1803), no dia de Santa Barbara, o 4 de Dezembro de 1786.

Formado em Arantzazu, Gipuzkoa, Lasuén trouxe para o Novo Mundo, para o qual partiu em 1759, uma cultura franciscana na sua contextualização basca. Chegando à Nova Espanha em 1761, foi enviado à Califórnia em 1768, sendo transferido para a Alta Califórnia em 1773. Passou a presidir as missões californianas em 1785.

Santa Barbara, California. Foto A.A.Bispo 2016 Copyright

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Santa Barbara representa a mais longa contínuidade da presença franciscana nos Estados Unidos. A discussão atual adquire um significado para o estudo de processos culturais que transcende ao contexto histórico e geográfico norte-americano.

Levantando questões quanto ao julgamento da ação dos missionários na história indígena, de seus métodos e consequências, a polêmica diz respeito a posicionamentos e perspectivações historiográficas e a fundamentais concepções de cultura e civilização.

Para ser conduzida de forma adequada, a discussão dos problemas que se colocam pressupõe a consideração dos procedimentos missionários do passado a partir dos seus fundamentos religioso-culturais.

Condicionamentos culturais dos missionários e processos por êles desencadeados

Os estudos que vem sendo desenvolvidos do edifício cultural determinante da visão do mundo e do homem de origem dos missionários - no caso sobretudo na sua contextualização mediterrâneo-atlântica do Ocidente europeu - tornam-se aqui indispensáveis. A análise do universo em que se inscreveram os missionários tem sido preocupação constante dos estudos de processos culturais há décadas, sendo os seus resultados tratados em publicações, em seminários universitários e simpósios.

Conduzidos necessariamente de forma interdisciplinar, esses estudos, para além daqueles de fontes escritas, consideram com especial atenção resultados da pesquisa empírica, em particular da linguagem visual de expressões de culto e de práticas festivas, desempenhando aqui aquelas da tradição brasileira papel predominante.

O Brasil tem assim contribuido de forma relevante para o desenvolvimento dos estudos relativos a um sistema cultural de remotas origens nas suas diferentes contextualizações histórico-geográficas.

Uma atenção especial: Santa Bárbara na linguagem das imagens

Santa Barbara, California. Foto A.A.Bispo 2016 Copyright
Na procura de elucidação de questões que até então surgiam como enigmáticas da história hagiográfica nas suas relações com a antiga mitologia e filosofia natural, concepções e práticas do culto de Santa Bárbara têm recebido particular atenção e contribuido de forma relevante à compreensão geral do edifício imagológico na sua estrutura e dinâmica intrínseca.

O culto da virgem e mártir foi assim considerado em diversas regiões de diferentes países, também na própria região em que é localizado segundo a tradição histórica. (Veja) É a partir dos resultados dessas pesquisas e reflexões que os estudos euro-brasileiros podem contribuir à discussão atual da missão da Califórnia, dirigindo a atenção sobretudo àquela de Santa Barbara.

Não é recente essa atenção ao significado da cidade e da missão de Santa Barbara da Califórnianos estudos desenvolvidos internacionalmente de história missionária conduzida sob a perspectiva cultural.

Dirigida ainda hoje por fransciscanos, hoje igreja paroquial, dá um testemunho excepcional de continuidade apesar de todas as transformações ocorridas na história cultural em geral e na eclesiástica em particular, sobressaindo-se as mudanças decorrentes do movimento restaurativo de fins do século XIX e início do XX, assim como das reformas que se seguiram ao Concílio Vaticano II. Vem sendo, assim, sempre lembrada em estudos desenvolvidos com estudiosos e em centros franciscanos, podendo-se lembrar de sessão de simpósio levado a efeito em Petrópolis, em 1981. (Veja)

O significado histórico, arquitetônico e artístico dos edifícios da antiga missão de Santa Barbara é oficialmente reconhecido desde 1960 como National Historical Landmark, tendo sido incluidos em 1966 como bem patrimonial no National Register of Historic Places dos Estados Unidos. De fato, a sua configuração atual corresponde em grande parte àquela do início do século XIX, quando o terremoto de 21 de Dezembro de 1812, tendo destruído construções anteriores, remontantes a uma primeira capela levantada em 1786, exigiu novas edificações.

Reconstruções de partes danificadas da torre por terremoto de 1925 não prejudicaram a aparência geral do edifício. Este representa um monumento de relevância para a história da arquitetura. Em particular o frontispício da igreja, com a sua ordem de colunas de ordem jônica, é valorizado como exemplo de recepção do tratado de Vitrúvio e, assim, como testemunho dos estudos e da erudição dos franciscanos.

O interesse histórico-arquitetônico da missão não se reduz ao próprio edifício, mas sim ao conjunto geral na sua implantação na área. A instalação da missão exigiu amplos trabalhos de captação de água, canalização, construção de reservatórios, de condução de água para o funcionamento de um moinho e de fontes para o abastecimento e de um tanque de lavagem que, em pedra, representa, nas suas grandes dimensões exemplo relevante de trabalho construtivo de mão de obra indígena, no caso, em particular, dos índios Chumash ou Canaliño.

Santa Barbara, California. Foto A.A.Bispo 2016 Copyright

Significado de Santa Barbara para os estudos histórico-culturais e musicológicos

O significado da missão de Santa Barbara para os estudos culturais transcende porém aquele da °cultura material" evidenciada nas suas construções e instalações na área. Possuindo a mais antiga biblioteca do estado da Califórnia, Santa Barbara surge como centro de extraordinária importância para estudos histórico-culturais e do saber e, em particular, da história missionária.

As dimensões desse acervo explicam-se pelas consequências da lei da secularização das missões da Califórnia pelo congresso mexicano de 17 de Agosto de 1833 e que levou a que Santa Barbara se tornasse centro das atividades. Esse significado manifestou-se no fato de ser a sua capela elevada a pro-catedral do bispado de Sonora como diocese da Alta e Baja California (1840-1849) e, posteriormente, a pro-catedral do bispado de Monterey.

O acervo de Santa Barbara distingue-se também e sobretudo pelos manuscritos musicais que contém e que o tornam um dos mais importantes para estudos da prática sacro-musical não só local, como de todo o continente. Compreensivelmente, tem sido de particular relevância nos estudos musicológicos.

O significado de Santa Barbara como centro sacro-musical é hoje mantido através das atividades da California Mission Schola e da Cappella Barbara.


Para além de trabalhos desenvolvidos em perspectiva histórico-musicak, a tradição de Santa Barbara merece ser considerada sob o aspecto de uma pesquisa musicológica de orientação cultural, uma vez que oferece subsídios importantes para estudos comparados de práticas de execução musical de antiga proveniência, entre elas de execução a várias vozes de canto gregoriano, uma prática em geral transmitida sem registros anotados e primeiramente considerada a partir de tradição brasileira (A.A.Bispo, "Zur traditionellen Praxis des Gregorianischen Chorals in Brasilien", H.P.M. Litjens u. G.M. Steinschulte (ed.), Divini Cultus Splendori: Studia Musicae Sacrae necnon et Musico-Paedagogiae, Liber Festivus in Honorem Joseph Lennards, Roma, 1980, 97-106).

Como lembrado no museu local, o  historiador Alfred Robinson registrou, nos anos de 1840 que tinha encontrado uma banda de índios Chumash de ca. de 30 músicos sob a direção do padre catalão Narciso Duran (1776-1846). Por vezes, as execuções tinham lugar no corredor das arcadas da missão.


Santa Bárbara na auto-imagem cultural e arquitetônica da Califórnia

A invocação de Santa Bárbara deve ser considerada não apenas como designação explícita da missão, justificada pela sua criação no dia de sua memória, 4 de dezembro de 1786, mas sim também como indicativa de um ethos cultural da presença européia nessa região da California. A consciência histórica dos estreitos elos com o mundo ibérico da sua história colonial não poderia ser mais expressivamente manifestada do que na arquitetura historicista da monumental sede da administração de Santa Barbara.

A atual cidade de Santa Barbara, situada entre o porto e a missão que se encontra em elevação à relativa distância, ao pé das montanhas de Santa Inês, desenvolveu-se ao lado do Presidio Real de Santa Barbara. É justamente esse presídio ou forte que torna compreensível a força do culto a Santa Barbara na região.


Como a tradição hagiográfica que fala de seu aprisionamento em torre e a correspondente linguagem visual de suas representações demonstram, a proteção de Santa Barbara foi invocada através dos séculos por aqueles que vivem encerrados em recintos fechados ou subterrâneos, por mineiros e, sobretudo, por soldados em fortalezas.

Significativamente, a visita á capela de Santa Barbara na fortaleza de Niterói marcou o término do  congresso internacional realizado no Rio de Janeiro pela passagem dos 500 anos do descobrimento da América, em 1992.

A esperança na intervenção divina em situações tenebrosas daqueles que se encontravam em recintos fortificados explica o cunho guerreiro das expressões de culto e, mais amplamente, da invocação da santa com o pedido de proteção contra raios por ocasião de tempestades.

Essas associações guerreiras do culto teriam tido também implicações nas atividades missionárias junto aos indígenas. Segundo a tradição, ca. de 150 neófitos indigenas, armados pelos missionários, teriam ido em apoio aos soldados do forte quando, em 1818, Santa Barbara foi ameaçada pelo corsário Hippolyte de Bouchard (1780-1837).

A linguagem de imagens na cristianização de indígenas: raios na arte missionária

A cristianização dos indígenas deu-se não apenas através de ensinamentos, de transmissão verbal de conhecimentos, mas sim também através da linguagem visual e de práticas tradicionais portadoras de concepções intrínsecas, não verbalizadas ou mesmo conscientes.

O mais evidente testemunho da transmissão de atributivos característicos do culto de santa Bárbara aos indígenas oferece a própria decoração interna da igreja.

Não se atentou até hoje suficientemente à representação de raios nos motivos de características indígenas que se encontram no teto da sua nave. Esses raios lembravam aos indígenas a ira divina que os poderia atingir e a proteção que poderiam esperar da intervenção de santa Bárbara em situações ameaçadoras, tempestuosas da natureza e da vida.

Atenção à morte, tumbas e arte funerária na cultura missionária

Os elos do culto de santa Bárbara com recintos fechados ou subterrâneos, tornam compreensíveis também as suas relações com túmulos e com a esfera mortuária em geral.

Assim como se encontram capelas de santa Bárbara em numerosos cemitérios de muitos países, também a missão de Santa Barbara da Califórnia caracteriza-se pelo vasto cemitério que lhe é adjacente e que apresenta túmulos que se integram na própria construção, indicando uma origem a igreja em capela cemiterial.


Não sendo a santa em remota tradição invocada só por guerreiros, mas sim também por trabalhadores em minas, com o metal em forjas de ferreiros ou no cultivo agrícola da terra em geral, compreende-se a importância dada à vida de trabalho na missionação indígena.

Esta, segundo as críticas do debate atual, teria assumido uma intensidade que justificaria considerá-la como de insana escravidão. Em falta de liberdade e em contínua atividade de trabalho, os missionados teriam sido induzidos a reproduzir em obras modêlos apresentados como exemplares de cultivo da terra e de beleza artesanal.

Nessa atividade de dar forma à matéria segundo modêlos apresentados como de excelência, seguiam o exemplo de tipos de exemplaridade humana segundo a tradição franciscana. Paradigma orientador dos indígenas seria o de santos franciscanos, salientando-se Santo Antonio.

(...)


De ciclo e estudos da ABE sobre a direção de
Antonio Alexandre Bispo




Indicação bibliográfica para citações e referências:
Bispo, A.A. (Ed.) "Imagens da religiosidade popular ibérica na esfera militar e religiosa da Nova Espanha
- Santa Bárbara nas missões indígenas da Califórnia em paralelos com o Brasil".
Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 164/2(2016:06). http://revista.brasil-europa.eu/164/Sta_Barbara_California_Brasil.html


Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2016 by ISMPS e.V.
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501


Academia Brasil-Europa
Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)
reconhecido de utilidade pública na República Federal da Alemanha

Editor: Professor Dr. A.A. Bispo, Universität zu Köln
Direção gerencial: Dr. H. Hülskath, Akademisches Lehrkrankenhaus Bergisch-Gladbach
Corpo administrativo: V. Dreyer, P. Dreyer, M. Hafner, K. Jetz, Th. Nebois, L. Müller, N. Carvalho, S. Hahne