Dom Pedro II em Nauplia: a „Napoli di Romania“
ed. A.A.Bispo

Revista

BRASIL-EUROPA 170

Correspondência Euro-Brasileira©

 
Nauplia.Foto A.A.Bispo 2017. Copyright

Nauplia.Foto A.A.Bispo 2017. Copyright

Nauplia.Foto A.A.Bispo 2017. Copyright
Nauplia.Foto A.A.Bispo 2017. Copyright

Nauplia. Fotos A.A.Bispo 2017©Arquivo A.B.E.

 


N° 170/2 (2017:6)



Grécia e Brasil: países que proclamaram a sua independência na mesma data (1822)
nas suas relações com a Áustria e a Baviera
Interações mediterrâneas: a cidade de passado veneziano como primeira capital da Grécia
Dom Pedro II (1825-1891) em Nafplio/Nauplia -  a „Napoli di Romania“

150 anos de falecimento de Otto I da Grécia, príncipe bávaro (1815-1867) e
200 anos do casamento de Dom Pedro I (1798-1834) e Dona Leopoldina (1797-1826), Arquiduquesa da Áustria

 
Nauplia.Foto A.A.Bispo 2017. Copyright

Os 150 anos de falecimento de Otto I da Grécia, um príncipe da Baviera - Otto von Wittelsbach -, deu ensejo, em 2017, a rememorações de sua pessoa e a comemorações das estreitas relações históricas entre a Grécia e a Alemanha, em particular com a Baviera.

Nesse estado-livre da Alemanha há uma cidade na circunscrição de Munique que traz o seu nome - Ottobrunn - assim designada em 1913 devido à proximidade de uma coluna em memória do rei Otto da Grécia. O seu nome encontra-se em várias outras denominações, estando sempre presente nessa parte da Alemanha.

Em Ottobrunn existe desde 1989 um museu a êle dedicado (Otto König von Griechenland-Museum). O seu fundador, o médico e político local Jan Murken, é autor de uma biografia (König-Otto-von Griechenland-Museum der Gemeinde Ottobrunn, 1994), republicada em 2016 em edição de bolso.

Em 2015, Reinhold Friedrich, com palavras introdutórias de Jan Murken, publicou uma biografia do rei Otto I pelos 200 anos de seu nascimento. (König Otto von Griechenland, München: Allitera, 2015). Nesta obra, salienta o papel do Filohelenismo na Europa, em particular na Baviera e suas relações com a política de sua época.

No museu e nessas obras, a cidade de Naplion recebe compreensivelmente particular atenção, uma vez que foi a primeira capital do reino da Grécia. Significativamente, desde 1976 mantém a cidade de Ottobrunn uma parceria com essa cidade, a primeira nas relações entre a Grécia e a Alemanha. As estreitas relações entre a Grécia e a Baviera são celebradas anualmente no verão no dia grego-bávaro de cultura na praça Odeon do centro de Munique.

Em visita de estudos de convidados brasileiros da A.B.E. a cidades da Baviera, no corrente ano, entre elas a Bamberg, cidade onde Otto I faleceu, considerou-se, apesar de todas as diferentes de contextos, os paralelos epocais de processos de independência nacional entre a Grécia e do Brasil, uma vez que também na Grécia uma assembléia nacional proclamou, em Epidauros, a independência em 1822.

Nauplia.Foto A.A.Bispo 2017. Copyright

Nas lutas que marcaram essa fase da história grega, participaram filohelenos de países europeus o que levou, em 1827, ao alcance da independência do Império Osmânico na Batalha de Navarino.

Tendo-se feito independente do Império Osmânico no âmbito da revolução grega iniciada em 1821, a jovem nação teve como regente Ioannis Kapodistrias (1776-1831) e, após o seu assassínio, o príncipe Otto, nomeao a rei grego por uma assembléia nacional.

A opção pela forma monárquica de govêrno favorecia o reconhecimento da nação pelas potências européias, tendo-se pensado em oferecer a coroa, em primeiro lugar, ao Príncipe Leopold de Sachsen-Coburg-Saalfeld (Gotha) (1790-1865) que, porém, a recusou; tornou-se posteriormente Rei dos Belgas.

O intento de considerar com mais atenção desenvolvimentos históricos nos dois países de forma relacionada e de elos entre a Europa Central de língua alemã, a Grécia e o Brasil no século XIX levou a uma viagem de estudos a Naplion com o sentido de desenvolver reflexões sob impulsos do próprio ambiente histórico.

Essa cidade adquire significado para os estudos brasileiros sobretudo também pelo fato de localizar-se nas proximidades de Micenas, entre outros sítios arqueológicos, antigas ruínas visitadas por Dom Pedro II (1825-1891). (Veja)

Nauplia.Foto A.A.Bispo 2017. Copyright

„Napoli di Romania“: significado para estudos culturais de arquitetura

Foi em Nafplio, no Golfo da Argólia no Peloponeso, que chegou o rei Otto I em 1833, então com apenas 17 anos, assumindo uma Regência os negócios governamentais. A cidade foi capital do reino apenas por um ano, quando então foi transferida para Atenas. Até a sua deposição, em 1862, Otto Ifomentou intensamente os estudos da cultura helênica da Antiguidade pré-cristã.

A cidade de Nafplio ou Nauplion impressiona pelo caleidoscópio arquitetônico que apresenta e que documenta uma história conturbada de sua integração em diferentes contextos. Conquistada por Veneza no século XIII, manteve - apesar de uma fase de ocupação turca no século XVI - esse vínculo, tornando-se, entre 1686 e 1715, capital a província Morea.

Esse passado da cognominada „Napoli di Romania“ ainda pode ser percebido na sua arquitetura.

Com nova ocupação turca e com a falta de escolas, jovens gregos passaram a realizar estudos na Baviera, chegando a surgir em Munique uma colonia grega.

A própria cidade de Munique, devido à fascinação de Luís I (1786-1868) pela antiga Grécia, assumiu com os seus edifícios classicistas um aspecto que lhe valeu a designação de „Atenas às margens do Isar“, nome do rio que a corta.

Devido ao estado deplorável dos monumentos de Atenas, Luís I enviou para a capital grega arquitetos de renome, conseguindo-se impedir a demolição definitiva do Parthenon. Como comemoração desse feito, levantou-se em Munique uma cópia do portal principal da Acrópole.

Nauplia.Foto A.A.Bispo 2017. Copyright

Dom Pedro II em Nafplio/Nauplia em 1876

Quando da sua ida a Micenas, em 1876, Dom Pedro II também esteve em Nafplio/Nauplia. Essa visita não se deu antes, mas sim após a sua estada nas escavações de H. Schliemann da antiga cidade.

Para Micenas o imperador brasileiro dirigiu-se diretamente de Corinto, onde tinha chegado de navio. Joseph-Arthur de Gobineau, que o acompanhou, registrou que o jantar a êle oferecido não se deu em Nauplia - a maior cidade da região - mas sim no próprio local das escavações. (Danae Coulmas, Schliemann und Sophia: Eine Liebeschichte, Munique: Piper 2001, 154).

Como Schliemann na sua obra Mycenae registra, foi após ter examinado as escavações e jantado na „casa do tesouro“ de Atreus que Dom Pedro II dirigiiu-se a Nafplio, ou passou a noite. (Veja)

Relatos da viagem de estudos da A.B.E. à Grécia em 2017
sob a direção de
Antonio Alexandre Bispo



Indicação bibliográfica para citações e referências:
Bispo, A.A. „ Grécia e Brasil: países que proclamaram a sua independência na mesma data (1822) nas suas relações com a Áustria e a Baviera. Interações mediterrâneas: a cidade de passado veneziano como primeira capital da Grécia. Dom Pedro II (1825-1891) em Nafplio/Nauplia -  a „Napoli di Romania“ e“
. Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 170/2(2017:6).http://revista.brasil-europa.eu/170/Nauplia-Brasil.html


Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2017 by ISMPS e.V.
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501


Academia Brasil-Europa
Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)
reconhecido de utilidade pública na República Federal da Alemanha

Editor: Professor Dr. A.A. Bispo, Universität zu Köln
Direção gerencial: Dr. H. Hülskath, Akademisches Lehrkrankenhaus Bergisch-Gladbach
Corpo administrativo: V. Dreyer, P. Dreyer, M. Hafner, K. Jetz, Th. Nebois, L. Müller,
N. Carvalho, S. Hahne




 

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Índice da edição     Índice geral     Portal Brasil-Europa     Academia     Contato     Convite     Impressum     Editor     Estatística     Atualidades

_________________________________________________________________________________________________________________________________