Doc. N° 2007
Direção: Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
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Escandinávia e os estudos da interação de processos transatlânticos e interamericanos sob a perspectiva euro-brasileira Reflexões em Oslo por ocasião da exposição Oscar Niemeyer
Realizou-se, de 19 a 20 de fevereiro de 2005, uma viagem de representantes da Academia Brasil-Europa à capital da Noruega. A viagem enquadrou-se no programa de trabalhos da instituição voltados ao estudo da interação de processos transatlânticos interamericanos sob a perspectiva euro-brasileira tratados em ciclo de palestras e de debates e preparatórios de atividades nos Estados Unidos e no Caribe. Nos debates que a precederam, realizados em cooperação com a Universidade de Colonia, no centro de estudos europeu da Academia Brasil-Europa, levantou-se a necessidade de maior consideração da influência dos países do Norte da Europa nos processos culturais do Caribe, uma vez que pouco é considerada na literatura dos estudos culturais latino-americanos e caribenhos. Não se pode esquecer que há ilhas no Caribe marcadas culturalmente pela ação de países do Norte da Europa, particularmente a Dinamarca, e que essas culturas não deveriam mais ser consideradas como corpos estranhos numa América vista apenas sob a perspectiva hispânica, lusa ou norte-americana. Além do mais, a ampliação do estudo das relações transatlânticas além das atuais focalizações bi-laterais com a integração de processos interamericanos exige a consideração dos países da América do Norte que possuem vínculos históricos com as regiões do Norte europeu. Não se pode esquecer da ação dos Vikings na história dos antigos contactos entre a Europa e o continente americano e a questão há anos discutida dos antecedentes e/ou prioridades no descobrimento da América.
A escolha da Noruega entre os países do Norte foi motivada pela exposição dedicada à obra de Oscar Niemeyer no museu de arquitetura de Oslo. Tratou-se de uma das mais relevantes mostras da obra do arquiteto brasileiro das últimas décadas, com sensível e abrangente exposição de suas obras em fotos, maquetes e projetos gráficos. As suas propostas e realizações foram apresentadas no ambiente sugestivo do edifício adaptado e situado na região histórica da cidade, oferecendo múltiplas possibilidades de interpretação e de revisão de perspectivas.
Um dos objetivos do empreendimento foi também o de revitalizar contactos e intensificar os trabalhos da Academia Brasil-Europa referentes à Noruega. Procurou-se incluir Oslo no âmbito das reflexões dos vários programas da instituição, em particular do projeto Poética da Urbanidade. Considerou-se, em especial as relações entre concepções culturais, a expressão artística na arquitetura e a formação de uma identidade cultural norueguesa comparando-as com fenômenos já estudados em outras situações culturais do mundo de língua portuguesa, em particular do Brasil. Alvo de particular atenção nesse sentido foi a decoração pictórica das salas do edifício da prefeitura de Oslo, analisando-se o relacionamento entre imagens mitológicas do Norte, elementos historicistas e referências técnicas e atualizadoras sob a perspectiva de intuitos de constituição de identidade em determinado contexto histórico e ideológico. Procurou-se estabelecer similaridades e diferenças com expressões do nacionalismo em Portugal e no Brasil.
A viagem teve como uma de suas mais relevantes finalidades dar início a uma diversificação de interesses nos estudos culturais das relações Noruega-Brasil sob a perspectiva euro-brasileira, até hoje por demais concentrados na consideração dos vínculos entre Grieg e Alberto Nepomuceno. Deu-se, aqui, continuidade a trabalhos in loco realizados no início da década de 80.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).