Doc. N° 2004
Direção: Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
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Interação de processos culturais transatlânticos e interamericanos. Projeto "Análise Cultural Transatlântica" da Academia Brasil-Europa Tema em debate - Preparação de programa de atividades
A Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência promoveu, de outubro de 2004 a fevereiro de 2005, em cooperação com a Universidade de Colonia, um ciclo de conferências e debates relativos à análise cultural de processos interamericanos e transatlânticos. Os estudos foram focalizados no Caribe, considerando ser essa região área crucial de encontros de culturas, uma vez ter tido, na sua diversificada formação histórico-cultural, influência de múltiplas potências européias e de suas respectivas relações internacionais. A importância dos estudos de processos do Caribe para o Brasil é de relevância sob muitos aspectos, bastando recordar a influência de fenômenos e processos caribenhos no Norte do Brasil e sobretudo na música brasileira mais recente, em particular da Bahia. A influência do Caribe se faz também por caminhos indiretos, por exemplo através da intervenção cubana em Angola e em outros países africanos na era posterior à Independência, levando à difusão de expressões culturais da região na África e reatualizando, em direção contrária, os antigos e diferenciados elos que uniram a África à América de passado colonial espanhol, português, francês, inglês, francês ou escandinavo. Com base nos trabalhos já desenvolvidos em eventos anteriores em várias regiões do Caribe e em ciclos de estudos dedicados ao tema, tratou-se de salientar a necessidade de um estudo conjunto das relações interamericanas e transatlânticas, superando-se a perspectiva isolada que se observa nesses ramos de estudos e de ações. Tratou-se, também, de procurar aportes e métodos adequados para a análise cultural desses processos interativos. Sobretudo procurou-se considerar nesse debate a nova situação criada pela ação cultural dos latinos provenientes das diversas esferas culturais da América do Sul e Central nos Estados Unidos. A importância dos latinos na América do Norte fica evidente no desenvolvimento de estilos e rítmos musicais que alcançaram difusão internacional e que repercutiram nos próprios países de origem dos migrantes. O estudo das interações de processos interamenricanos e transatlânticos se manifesta aqui principalmente como estudo de processos transformativos de identidades culturais, um estudo que não pode mais ser realizado dentro de fronteiras nacionais. A questão da mudança de identidades e das expressões culturais relacionadas com os processos modificatórios surge como de excepcional importância para os Estados Unidos e para os países europeus. Nos Estados Unidos, pela sua formação histórica um país de imigração, os novos grupos populacionais constituídos por migrantes recentes, sobretudo da América Latina e do Caribe, manifestam a sua presença e o seu significado cultural de forma cada vez mais acentuada. Numerosas associações culturais, grupos de música e dança testemunham o papel das expressões culturais na manutenção dos elos com os países de origem e na conservação da consciência dos grupos. A orientação segundo tradições leva ao interesse por expressões culturais consuetudinárias, de modo que círculos de migrantes latinos se transformaram em centros de cultivo e de transmissão de tradições por vezes já enfraquecidas nos países latino-americanos e do Caribe não-latino e que paradoxalmente passam a ser revitalizadas de fora. Foi muitas vezes a partir dessas cidades que se processou a difusão mundial de estilos musicais e de dança da América Latina. Na vida cosmopolita das cidades norte-americanas se encontraram migrantes de diferentes países, ali foram vivenciadas similaridades e diferenças culturais, surgindo desse intercâmbio e interrelacionamento novas expressões culturais. Sobretudo o contacto com a cultura popular norte-americana, por exemplo com o jazz causou novos desenvolvimentos que documentam novas fases da integração dos migrantes na sociedade estadounidense e a sua ação influenciadora da cultura popular norte-americana e global. A música surge, aqui, como um meio privilegiado na aproximação de culturas, na transformação de formas de expressão cultural e na mudança de identidades. Na Europa, historicamente região sobretudo de emigração, constata-se hoje também a importância crescente de grupos de imigrantes de diferentes culturas na transformação social e cultural. A discussão concernete à assimilação ou integração de estrangeiros, ao insuficiente domínio de idiomas nacionais com todos os problemas daí resultantes, debates a respeito da integração, de culturas condutoras e outros demonstram a brisância da questão de transformação de identidades de grupos de migrantes na Europa. Embora o debate se concentre em geral no problema do idioma, reconhece-se cada vez mais intensamente o significado das expressões culturais, da dança, das representações simbólicas e da música nos processos de permanência e de mudança de identidades. A questão da transformação de identidades e de expressões culturais, atual tanto nos Estados Unidos como na Europa, é também de particular importância para as relações transatlânticas e o seu estudo. Esse estudo das relações transatlânticas na cultura tem sido desenvolvido até hoje por demais sob a perspectiva dos elos históricos das antigas colonias com as metrópoles. Para Portugal, quando se trata de estudos transatlânticos, parte-se da época das Descobertas, do mundo criado nas antigas colonias portuguesas e concentra-se a atenção atual na comunidade dos países lusófonos. Na Alemanha, quando se trata das relações transatlânticas, subentende-se em primeiro lugar vínculos entre os Estados Unidos (em menor escala também o Canadá) com o país. O estudo cultural das relações transatlânticas necessita, porém, sob as novas condições, superar essas relações bi-laterais. O projeto desenvolvido pela Academia Brasil-Europa prevê 1. A realização de uma série de encontros interdisciplinares nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil voltados a pesquisadores da cultura e estudantes que se dedicam ao estudo de processos culturais nas diversas regiões sob particular consideração de questões de integração e de identidade de migrantes e suas repercussões na transformação das expressões culturais e nas normas; 2. A ampliação da rêde de pesquisadores da Academia Brasil-Europa com estudiosos voltados para a análise de processos culturais interativos interamericanos e transatlânticos e suas repercussões nas imagens recíprocas, no entendimento mútuo e nas relações internacionais, com o objetivo de desenvolvimento de formas de cooperação mais diferenciadas na ciência e na cultura; 3.A realização de eventos científico-culturais multimediais para o fomento da aproximação de diferentes camadas de público dos grupos da migração e da sensibilização de produtores da cultura de todas as esferas para os processos de transformação que estão ocorrendo em ambos os lados do Atlântico e suas possibilidades para o trabalho criador; 4. A publicação dos resultados dos encontros, das análises culturas dos membros da rêde e dos textos e pronunciamentos apresentados durante os eventos, e 5. A realização de cursos intensivos de Análise Cultural Transatlântica com a finalidade de especialização de estudiosos e formação de multiplicadores.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).