Doc. N° 2018
Direção: Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath e Curadoria Científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
94 - 2005:2
Estudos e fomento de cultura criolla e do trovador em Puerto Rico em comparação com os estudos da cultura caipira e sertaneja no Brasil Visita da A.B.E. à Casa del Trovador de Caguas
No contexto dos trabalhos levados a efeito no Caribe pela A.B.E., dando início ao projeto de estudos de interações entre processos transatlânticos e interamericanos na cultura, visitou-se a Casa del Trovador Luis Miranda "Pico de Oro" - Centro Musical Criollo José Ignacio Quintón - , localizada no Município de Caguas, em Puerto Rico. Ao lado do Museu del Tabaco "Herminio Torres Grillo", do Museo de Caguas e do Museo de Arte de Caguas essas instituições fazem da cidade no interior de Puerto Rico um dos centros culturais mais dinâmicos da ilha e talvez do Caribe em geral. Pareceu ser de importância, no âmbito do projeto, considerar a situação dos estudos e das ações voltadas ao fomento da cultura tradicional de origem ibérica nos países do Caribe, comparando-os com os do Brasil. Os estudos caipiras, sertanejos e de provincialidade foram alvo de simpósios da A.B.E. no Brasil, por último no Congresso de Estudos Euro-Brasileiros, levado a efeito em 2002. Cumpria agora situar os resultados e as experiências desses eventos euro-brasileiros no conjunto americano em geral.
O centro musical, com salas de exposição instaladas modelarmente em casa de arquitetura histórica de Cáguas, dirigido pela Sra. Lydia Rivera Denizard, foi visitado no dia 5 de março de 2005. Nesse dia comemorou-se também o sexto aniversário do Centro Musical Criollo José Ignacio Quintón em atos organizados pelo Alcalde del Municipio Autónomo de Caguas, Hon. William Miranda Marín e pela Alianza Corporativa de Puerto Rico para las Artes Musicales. Foi marcado por conferência do Dr. Noel Allende sobre composições do falecido compositor José Ignacio Quintón e com concerto do Orfeón San Juan Bautista.
As reflexões foram dirigidas à museologia e a pesquisa da cultura criolla, particularmente viva no interior de Porto Rico. Considerou-se o seu significado na situação atual de instabilidade de identidade cultural do país devido a seus vínculos com os Estados Unidos. Foram considerados os aportes locais relativos à guitarra e instrumentos similares, assim como a formas tradicionais, sobretudo à décima e ao romanceiro, comparando-os com estudos correspondentes no Brasil, em particular no Rio Grande do Sul.
Um dos objetivos da visita foi o de dar início a uma colaboração internacional entre os estudiosos locais e os brasileiros, cumprindo um dos anelos do projeto transatlântico-interamericano. Essa cooperação poderá abrir novos caminhos para a pesquisa da cultura tradicional de origem ibérica nos diferentes países, sobretudo na das expressões culturais vinculadas à guitarra, à viola e ao violão. Do ponto de vista mais geral, poderá elucidar processos sociais e culturais comuns nas várias regiões latino-americanas, estabelecendo elos entre a cultura interiorana do Brasil e dos países hispano-americanos. A.A.B.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).