Brasil em Toronto - memória musical
ed. A.A.Bispo

Revista

BRASIL-EUROPA 156

Correspondência Euro-Brasileira©

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Índice da edição     Índice geral     Portal Brasil-Europa     Academia     Contato     Convite     Impressum     Editor     Estatística     Atualidades

_________________________________________________________________________________________________________________________________

N° 156/12 (2015:4)




Brasil em Toronto - memória musical

marcos históricos da música nas relações Canadá/Brasil


Trabalhos da A.B.E. no Canada 2015. Telus: Centre for Performance and Learning, Royal Conservatory of Toronto
Edward Johnson Foundation, University of Guelph

 
Toronto. Foto A.A.Bispo 2015

Toronto, cidade que se orgulha de sua diversidade cultural, adquire particular significado para os estudos de processos culturais concernentes à imigração e ao intercâmbio inter-americano e transatlântico. Esse significado justifica-se, no caso de estudos relacionados com Portugal e com o Brasil, pelo fato de que nessa metrópole canadense e em cidades vizinhas vive grande número de imigrantes de língua portuguesa e seus descendentes.


Essa comunidade vem sendo desde a década de 70 do século XX regularmente visitada no âmbito dos estudos euro-brasileiros pelo Dr. Armindo Borges, Vice-Presidente do Instituto de Estudos da Cultura Musical da Esfera de Língua Portuguesa. (Veja)


Pelos 30 anos da fundação européia e do reconhecimento de utilidade pública na Alemanha do instituto, a A.B.E. promoveu, em abril de 2015, ciclos e estudos em Toronto e cidades vizinhas, em particular Mississauga. Os estudos foram desenvolvidos sob a perspectiva dos programas da A.B.E., das conferências que se realizam no corrente ano relativas à pesquisa da música popular em processos transculturais e
Worldmusic sob o signo das comemorações internacionais pelos 450 anos do Rio de Janeiro.


A atenção foi dirigida a atividades locais que, no presente, influenciam ou marcam processos identificatórios de migrantes portugueses e brasileiros no Exterior e as imagens de Portugal e do Brasil no Canadá.

Percussão e imagem do Brasil em Toronto

A música desempenha um papel de particular importância na vida cultural marcada pela diversidade de Toronto. Artistas, ensembles, grupos musicais de residentes ou visitantes de diferentes origens das Américas, da Europa e da Ásia apresentam-se em concertos e atuam no ensino e no estudo da cultura musical das mais diversas regiões do mundo.

No caso do Brasil, é a música popular, o carnaval e a dança que se salientam nessa dinâmica cultural. Já na década de 90 do século XX criou-se uma bateria de samba em Toronto, havendo hoje vários grupos similares.

Um dos ativos agentes nessas atividades relacionadas com instrumentos e com a música popular do Brasil nas suas diferentes expressões é o percussionista Alan Hetherington. Em Toronto, dirige a Toronto Samba School, na qual ainda participam elementos do Viva Brazil dos anos 90. Recentemente, realizou-se nessa cidade um encontro de samba designado como pagode ou samba de raiz.

Conhecido no Brasil, em particular em São Paulo, como „Alan Canadense“ pelas suas atuações com músicos brasileiros, esse percussionista estabelece uma ponte entre desenvolvimentos e tendências atuais no Brasil e no Canadá, envolvendo residentes brasileiros de Ontario e incluindo práticas instrumentais e de rítmos da música popular brasileira nas atividades de ensino, artísticas e de lazer nas instituições canadenses.

Nos cursos que oferece, os estudantes são levados a ocupar-se com modos de tocar e ritmos de vários contextos brasileiros, executando instrumentos como cavaquinho, cuica, pandeiro, tamborim, reco-reco, agogo e considerando artistas como Paulinho da Viola, Cartola, Caetano Veloso, Tom Jobim e Elis Regina.

A orientação de suas atividades desenvolve-se sob um prisma inter-ou transamericano, uma vez que também se dedica à música popular latinoamericana em geral conhecia e apreendida em viagens a diferentes países da América do Sul e do Caribe.

A presença brasileira na dança em Ontario

A presença brasileira em Toronto é também relevante na esfera da dança. Aqui se destaca Newton Moraes, nascido em Porto Alegre e que desenvolveu estudos na Universidade Unisinos. Em Toronto desde 1991, ali estudou dança contemporânea no âmbito do programa The School of Toronto Dance Theatre‘s Professional Training Programm. Em 1997, fundou o Newton Moraes Dance Theatre. É membro do Canadian Alliance of Dance Artists e do Dance Ontario, dando aulas em escolas de Ontario.

Toronto. Foto A.A.Bispo 2015
Entre outros brasileiros que se destacam na dança podem ser mencionados Marco Placencio e Geanderson Mello. Com formação acrobática, circense e musical, Marco Placencio, de São Paulo participou de projetos de Ariana Celi Castelo e Magda Torquato, vindo para o Canadá em 2010. Geanderson, de Barbacena, Minas Gerais, tendo-se iniciado na dança na Fábrica de Movimentos, estudou no CEFAR-Palácio das Artes de Belo Horizonte.

Necessidade de profundidade histórica

Em ambiente marcado por interesse pela música de diferentes contextos culturais, constata-se também uma considerável abertura à música de compositores brasileiros em aulas do Royal Conservatory of Music e em programas de concertos; intérpretes brasileiros que se apresentam em Ontario incluem em geral obras brasileiras nos seus programas.

A vitalidade da vida musical marcada por diversidade e a dinâmica do intercâmbio de artistas entre o Canadá, Portugal, Brasil e outros países no presente de Toronto e cidades vizinhas não deve ser compreendida como um fenômeno das últimas décadas.

A já longa história de interações necessita ser levantada e estudada para dar maior profundidade à memória de comunidades, contribuindo à auto-consciência histórico-cultural de grupos em processos integrativos e inserindo os desenvolvimentos atuais em processos há muito em andamento.

Essa necessidade de estudos históricos de interações culturais foi salientada nas atuais reflexões, tomando-se como base materiais levantados no âmbito dos trabalhos euro-brasileiros das últimas décadas.

Escolheu-se como época a ser considerada o período da vida musical canadense dos anos marcados pela Primeira Guerra Mundial, quando o pais experimentou anos de euforia patriótica e de simpatia para com outros países do continente.

Dois momentos musicais do passado de relações canadense-brasileiras merecem ser particularmente recordados. Ambos foram recitais mixtos de canto e piano, um realizado à época da Guerra, outro em anos marcados pela euforia das nações vitoriosas da década de 20.

O „Patriotic Concert“ de Anna Case (1888-1984) e Guiomar Novaes (1895-1979) levado a efeito no Massey Hall, em 1917, (Veja)

e o

concerto conjunto de Edward P. Johnson (1878-1959) e Guiomar Novaes realizado no Massey Hall, em 1924. (Veja)


De ciclo de estudos da A.B.E.
sob a direção de
Antonio Alexandre Bispo


Todos os direitos reservados

Indicação bibliográfica para citações e referências:
Bispo, A.A.(Ed.). „Brasil em Toronto - memória musical. Marcos históricos da música nas relações Canadá/Brasil“.
Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 156/12 (2015:04). http://revista.brasil-europa.eu/156/Brasil_Toronto_Memoria-Musical.html


Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2015 by ISMPS e.V.
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501


Academia Brasil-Europa
Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)
reconhecido de utilidade pública na República Federal da Alemanha

Editor: Professor Dr. A.A. Bispo, Universität zu Köln
Direção gerencial: Dr. H. Hülskath, Akademisches Lehrkrankenhaus Bergisch-Gladbach
Corpo administrativo: V. Dreyer, P. Dreyer, M. Hafner, K. Jetz, Th. Nebois, L. Müller, N. Carvalho, S. Hahne
Corpo consultivo - presidências: Prof. DDr. J. de Andrade (Brasil), Dr. A. Borges (Portugal)




 
Toronto. Foto A.A.Bispo 2015





Fotos A.A.Bispo, 2015
©Arquivo A.B.E.