Brasil em Toronto - memória musical
ed. A.A.Bispo
Revista
BRASIL-EUROPA 156
Correspondência Euro-Brasileira©
Brasil em Toronto - memória musical
ed. A.A.Bispo
Revista
BRASIL-EUROPA 156
Correspondência Euro-Brasileira©
_________________________________________________________________________________________________________________________________
Índice da edição Índice geral Portal Brasil-Europa Academia Contato Convite Impressum Editor Estatística Atualidades
_________________________________________________________________________________________________________________________________
N° 156/12 (2015:4)
Brasil em Toronto - memória musical
marcos históricos da música nas relações Canadá/Brasil
Trabalhos da A.B.E. no Canada 2015. Telus: Centre for Performance and Learning, Royal Conservatory of Toronto
Edward Johnson Foundation, University of Guelph
Essa comunidade vem sendo desde a década de 70 do século XX regularmente visitada no âmbito dos estudos euro-brasileiros pelo Dr. Armindo Borges, Vice-Presidente do Instituto de Estudos da Cultura Musical da Esfera de Língua Portuguesa. (Veja)
A atenção foi dirigida a atividades locais que, no presente, influenciam ou marcam processos identificatórios de migrantes portugueses e brasileiros no Exterior e as imagens de Portugal e do Brasil no Canadá.
Percussão e imagem do Brasil em Toronto
A música desempenha um papel de particular importância na vida cultural marcada pela diversidade de Toronto. Artistas, ensembles, grupos musicais de residentes ou visitantes de diferentes origens das Américas, da Europa e da Ásia apresentam-se em concertos e atuam no ensino e no estudo da cultura musical das mais diversas regiões do mundo.
No caso do Brasil, é a música popular, o carnaval e a dança que se salientam nessa dinâmica cultural. Já na década de 90 do século XX criou-se uma bateria de samba em Toronto, havendo hoje vários grupos similares.
Conhecido no Brasil, em particular em São Paulo, como „Alan Canadense“ pelas suas atuações com músicos brasileiros, esse percussionista estabelece uma ponte entre desenvolvimentos e tendências atuais no Brasil e no Canadá, envolvendo residentes brasileiros de Ontario e incluindo práticas instrumentais e de rítmos da música popular brasileira nas atividades de ensino, artísticas e de lazer nas instituições canadenses.
Nos cursos que oferece, os estudantes são levados a ocupar-se com modos de tocar e ritmos de vários contextos brasileiros, executando instrumentos como cavaquinho, cuica, pandeiro, tamborim, reco-reco, agogo e considerando artistas como Paulinho da Viola, Cartola, Caetano Veloso, Tom Jobim e Elis Regina.
A presença brasileira na dança em Ontario
A presença brasileira em Toronto é também relevante na esfera da dança. Aqui se destaca Newton Moraes, nascido em Porto Alegre e que desenvolveu estudos na Universidade Unisinos. Em Toronto desde 1991, ali estudou dança contemporânea no âmbito do programa The School of Toronto Dance Theatre‘s Professional Training Programm. Em 1997, fundou o Newton Moraes Dance Theatre. É membro do Canadian Alliance of Dance Artists e do Dance Ontario, dando aulas em escolas de Ontario.
Necessidade de profundidade histórica
Em ambiente marcado por interesse pela música de diferentes contextos culturais, constata-se também uma considerável abertura à música de compositores brasileiros em aulas do Royal Conservatory of Music e em programas de concertos; intérpretes brasileiros que se apresentam em Ontario incluem em geral obras brasileiras nos seus programas.
A vitalidade da vida musical marcada por diversidade e a dinâmica do intercâmbio de artistas entre o Canadá, Portugal, Brasil e outros países no presente de Toronto e cidades vizinhas não deve ser compreendida como um fenômeno das últimas décadas.
A já longa história de interações necessita ser levantada e estudada para dar maior profundidade à memória de comunidades, contribuindo à auto-consciência histórico-cultural de grupos em processos integrativos e inserindo os desenvolvimentos atuais em processos há muito em andamento.
Essa necessidade de estudos históricos de interações culturais foi salientada nas atuais reflexões, tomando-se como base materiais levantados no âmbito dos trabalhos euro-brasileiros das últimas décadas.
Escolheu-se como época a ser considerada o período da vida musical canadense dos anos marcados pela Primeira Guerra Mundial, quando o pais experimentou anos de euforia patriótica e de simpatia para com outros países do continente.
Dois momentos musicais do passado de relações canadense-brasileiras merecem ser particularmente recordados. Ambos foram recitais mixtos de canto e piano, um realizado à época da Guerra, outro em anos marcados pela euforia das nações vitoriosas da década de 20.
O „Patriotic Concert“ de Anna Case (1888-1984) e Guiomar Novaes (1895-1979) levado a efeito no Massey Hall, em 1917, (Veja)
e o
concerto conjunto de Edward P. Johnson (1878-1959) e Guiomar Novaes realizado no Massey Hall, em 1924. (Veja)
De ciclo de estudos da A.B.E.
sob a direção de
Antonio Alexandre Bispo
Todos os direitos reservados
Indicação bibliográfica para citações e referências:
Bispo, A.A.(Ed.). „Brasil em Toronto - memória musical. Marcos históricos da música nas relações Canadá/Brasil“. Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 156/12 (2015:04). http://revista.brasil-europa.eu/156/Brasil_Toronto_Memoria-Musical.html
Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2015 by ISMPS e.V.
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
Academia Brasil-Europa
Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)
reconhecido de utilidade pública na República Federal da Alemanha
Editor: Professor Dr. A.A. Bispo, Universität zu Köln
Direção gerencial: Dr. H. Hülskath, Akademisches Lehrkrankenhaus Bergisch-Gladbach
Corpo administrativo: V. Dreyer, P. Dreyer, M. Hafner, K. Jetz, Th. Nebois, L. Müller, N. Carvalho, S. Hahne
Corpo consultivo - presidências: Prof. DDr. J. de Andrade (Brasil), Dr. A. Borges (Portugal)
Fotos A.A.Bispo, 2015
©Arquivo A.B.E.