Caribe & Brasil: Natal, Reis, Carnaval
ed. A.A.Bispo

Revista

BRASIL-EUROPA 171

Correspondência Euro-Brasileira©

 
St.Kitts. Foto A.A.Bispo 2017. Copyright ABE
St.Kitts. Foto A.A.Bispo 2017. Copyright ABE

Guadeloupe. Foto A.A.Bispo 2017. Copyright ABE

Guadeloupe. Foto A.A.Bispo 2017. Copyright ABE

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Rep.Dominicana. Foto A.A.Bispo 2017. Copyright ABE

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Fotos A.A.Bispo 2018©Arquivo A.B.E.

 


N° 171/1 (2018:1)




Caribe & Brasil

Análises culturais e estudos de fundamentos de práticas lúdicas do Natal, Reis e Carnaval
em processos históricos entre a Europa, África e o Novo Mundo

 
A.A.Bispo 2018
O ano de 2018 é aberto pela Revista Brasil-Europa com relatos de observações, contatos e estudos levados a efeito em várias ilhas da esfera do Caribe em fins de 2017.

Essas atividades representaram mais um momento nos estudos de relações entre esse complexo insular e o Brasil que já há décadas vem sendo desenvolvidos no âmbito dos trabalhos da A.B.E. e do I.S.M.P.S..relativos a interações entre processos transatlânticos e interamericanos (Veja) na região, nos EUA (Veja) e na Europa (Veja)

Em diferentes ocasiões realizaram-se viagens de estudos, visitas a instituições e encontros em países e territórios da região. Essas iniciativas inseriram-se em projetos de pesquisas e em intentos de intensificação de elos de cooperação internacional que puderam ser levados a efeito com o apoio e a participação de várias instituições, universidades e órgãos de diferentes países.(Veja)

St.Kitts. Foto A.A.Bispo 2017. Copyright ABE
Os resultados dessas viagens de estudos e contatos na região foram considerados e aprofundados em cursos e colóquios, sendo tratados em trabalhos de universitários.

As características geográficas e os desenvolvimentos históricos desse universo insular com as suas muitas ilhas dispersas e multiplicidade de contextos obrigam à concentração das atenções a determinados países e territórios em cada viagem, de modo que apenas gradualmente alcança-se uma situação na qual grande parte das ilhas já foi considerada no próprio local.

Alguns dos países da região, pelo seu significado e pelas suas instituições foram alvo de repetidas visitas, entre êles sobretudo Cuba, Puerto Rico e a República Dominicana. Outros foram sobretudo objeto de estudos através de cooperações internacionais em projetos de pesquisas e através de contatos pessoais favorecidos pelas circunstâncias, como no caso da Jamaica, presente em trabalhos comuns desde meados da década de 1970.

Também nos atuais empreendimentos, para além de ilhas até então não visitadas anteriormente, como St. Kitts e Nevis, voltou-se a procurar países e territórios com centros de relevância histórica supra-regional como Santo Domingo ou de particular interesse para o estudo de processos culturais, tais como Jamaica, Guadeloupe e Antigua.

Rep.Dominicana. Foto A.A.Bispo 2017. Copyright ABE
Expressões do Natal, Reis e Carnaval no Caribe como principal foco das atenções

Realizando-se em fins de 2017, os atuais estudos euro-brasileiros no Caribe foram marcados por uma especial atenção às expressões culturais relacionadas com o ciclo natalino no complexo do período que o precede e a êle se segue.

Os festejos de Natal e Reis, a sua preparação de semanas e as suas extensões até o Carnaval representam ponto alto das comemorações festivas do ano nos vários países, independentes ou não dessa esfera insular. Essa constatação vale também para aquelas regiões continentais que contornam o Mar dos Caraíbas. elas salientam-se as mascaradas, já consideradas anteriormente em St. Thomas, Virgin Islands/US (Veja)

Essas práticas festivas e lúdicas constituem objeto importante dos estudos culturais, sobretudo pelo fato de, através de sua linguagem visual, abrirem caminhos para a compreensão do sistema de concepções e imagens, de visões do mundo e do homem ciclo do ano nos seus sentidos culturais e nas suas complexas relações com a natureza, assm como de suas expressões particulares nos vários contextos. Em particular o Carnaval no Caribe foi objeto de observações em estudos relacionados com o Brasil, salientando-se a visita ao Museu do Carnaval em Curaçao, em 2005. (Veja)

Apesar de todos os seus aspectos diferenciados nas várias regiões, elas revelam recepções de práticas e imagens de outros contextos, evidenciando processos culturais de maior abrangência.

A consideração dessas amplas dimensões quanto a contextos e relações torna-se absolutamente necessárias tanto no presente como era de intensificada globalização como no estudo do passado, marcado que foi por interações entre povos e nações.

A literatura especializada relativa a essas práticas festivas e lúdicas revela porém graves deficiências quanto à leitura da linguagem visual de expressões tradicionais, consequentmente ao entendimento de seus sentidos intrínsecos, levando a conclusões e hipóteses infundadas.

Trata-se de uma deficiência teórica que tem amplas consequências, influenciando outras áreas de estudos, visões históricas e interpretações de desenvolvimentos sociais e culturais, assim como atuações da Igreja e de outros grupos religiosos e, sobretudo, a política cultural.

Atualidade de análises culturais - Coca-Cola como estrêla de Belém?

Rep.Dominicana. Foto A.A.Bispo 2017. Copyright ABE
No presente, sobretudo a influência norte-americana nos festejos natalinos é evidente, indicando intensas interações culturais com os Estados Unidos e mesmo um processo de norte-americanização.

Esse fenômeno não é recente, já tendo sido considerado por autores da região e considerado há nos nas observações e cooperações locais relacionadas com o Brasil, salientando-se aqui os estudos e encontros realizados em Puerto Rico (Veja) e Costa Rica (Veja).

Rep.Dominicana. Foto A.A.Bispo 2017. Copyright ABE
Em 2017, uma das mais expressivas evidências da influência norte-americana na linguagem visual dos festejos natalinos do Caribe foi a árvore de Natal artificial vermelha de extraordinárias dimensões levantada na Plaza de España no centro da cidade histórica, em frente ao Alcázar de Colón , um dos monumentos mais importantes da história colonial das Américas.

Do terraços e salas desse edifício de extraordinário significado patrimonial e emblemático, onde se conservam obras de arte, documentos e objetos históricos do passado militar, missionário e da vida colonial da Hispaniola, o observador depara-se com a enorme árvore de Natal coroada não com uma estrela, mas sim com um reclame de Coca-Cola.

Também o presépio a seus pés experimenta uma reinterpretação de sentidos sob o signo dessa estrêla transformada em anúncio irradiante do refrigerante.

Nos seus sentidos simbólico-antropológicos, a narrativa da estrêla que conduziu os sábios/magos tem sido estudada, entre outros aspectos, como sinal da profunda transformação que o homem na procura do Conhecimento vivencia ao voltar-se à Sabedoria nascida na modéstia e humildade do presépio, recuperando assim uma dignidade perdida, recuperando a coroa na Criação perdida por Adão.

Aquela estrela ou o cometa que conduziu os sábios de longínquas regiões à mangedoura indica nos seus sentidos teológico-filosóficos o sinal que leva aqueles que procuram o Conhecimento ao descobrimento ou ao reconhecimento da Sabedoria ou do Logos - da Divindade - na humildade.

Guadeloupe. Foto A.A.Bispo 2017. Copyright ABE
Essa profunda transformação, que faz com que esses sábios que contemplavam os céus retornem às suas longínquas regiões agora coroados como reis constituiu através dos séculos o âmago de práticas festivas que, apesar da diversidade de suas expressões quanto à linguagem de sinais, possuem uma lógica interna que garantem sentidos coerentes nas suas relações com o ciclo do ano.

Guiado na representação levantada em Santo Domingo pela estrêla do refrigerante, a „sabedoria“ que o homem encontra e adora não pode ser outra do que aquela do consumo. Toda a linguagem de imagens relacionada com o retorno do homem como reis perde o seu sentido imaterial, transformando-se em celebração da riqueza material e de enriquecimento, ou seja um conteúdo conflitante com aquele da tradição secular: uma expressão visual de „Teologia da Prosperidade“ de cariz norte-americano?

Continuidade de estudos da linguagem visual em cooperações internacionais

Deu-se continuidade, com esses estudos, às observações, pesquisas e reflexões de décadas conduzidas no Brasil, em países da Europa e de outras regiões do globo.

Um dos principais marcos desse desenvolvimento foi a vivência de tradições natalinas no Nordeste do Brasil no início da década de 1970 em viagem de observações e contatos no âmbito de trabalhos do movimento de renovação teórica através do estudo de processos (Nova Difusão, 1968) e daqueles de redefinição de conceitos e métodos da Associação Brasileira de Folclore.

Em encontros com o pesquisador e erudito Théo Brandão (1907-1981), renomado pelos seus trabalhos sobre tradições de Natal e Reis, considerou-se a necessidade de estudos de sentidos do vasto repertório de manifestações festivas tradicionais, uma vez que em muitos casos pareciam incompreensíveis na sua linguagem visual a pesquisadores e mesmo a teólogos.

Tudo indicava que tinha-se perdido as chaves para a compreensão de seus sentidos, embora esses permanecessem inerentemente vigentes.

Esses estudos ganharam em profundidade com o início dos trabalhos euro-brasileiros na Alemanha em 1974.

Pelo fato da catedral de Colonia conservar segundo a tradição relíquias dos três sábios do Oriente - os Reis - cujo ato de adoração é símbolo da Universidade de Colonia - a sua simbologia marca profundamente a vida cultural e os estudos sob diferentes aspectos e em diferentes áreas. (Veja)

Esses estudos, de natureza interdisciplinar, marcaram o trabalho da seção de Etnomusicologia do Institut für hymnologische und musikethnologische Studien (Colonia, Maria Laach, Roma). dirigida de 1977 até 2002 pelo editor. 

Reconhecendo-se que essa linguagem de antigas origens foi transportada a regiões extra-européias, passou-se a proceder a levantamentos e análises interrelacionadas dessas tradições festivas em diferentes contextos.

Ao mesmo tempo, reconhecendo-se que o edifício imagológico assim reconhecido ou mesmo reconstruído tem características sistêmicas, sendo marcado por mecanismos de cunho transformativo do homem no sentido simbólico-antropológico, passou-se a analisar o papel dessas práticas festivas em processos cristianizadores e de mudança de identidade no passado de interações culturais e missionário e suas consequências para o presente.

Significativamente, foi a problemática do ciclo de Natal e Reis que foi escolhida para a primeira semana de música e forum de estudos Brasil-Alemanha realizados após simpósio internacional „Música Sacra e Cultura Brasileira“ em São Paulo, em 1981. (Veja)

Chaves perdidas ao entendimento de imagens: exegética e catequese medieval

Os estudos culturais desenvolvidos em cooperação com pesquisadores da história das religiões, eclesiástica e missiológica, tanto em âmbito secular, universitário, como em instituições pontifícias nas últimas décadas levaram ao reconhecimento do significado da exegese da catequese medieval para o entendimento de linguagem visual de folguedos do calendário cristão que causa estranheza e representa um enigma para pesquisadores de tradições, folcloristas, antropólogo-culturais e mesmo para religiosos e teólogos do presente. (Veja)

Nesses debates, salientou-se o significado da concepção de dois estados ou cidades de Santo Agostinho (354-430) na exegese, na pregação, na exortação e catequese para a leitura da linguagem visual de práticas e folguedos até então pouco compreendidas.

Esse significado da tradição de pensamento vinculada ao nome desse doutor da Igreja foi reconsiderado mais recentemente em S. Johann i. Pongau, Áustria, num dos principais centros de cultivo da „Perchta“, considerando-se a sua permanência e as suas transformações no decorrer dos séculos, o que também explica tradições carnavalescas do Sul da Alemanha que a seguir foram consideradas em diferentes contextos. (Veja)

Lembrou-se naquele centro da região de Salzburg, que durante muitas gerações de pregadores foi o povo ensinado a respeito do estado terreno, do homem carnal (Civitas Diaboli) no seu contraste com o Civitas Dei, e que o fator fundamental de distinção é o amor: no primeiro caso o amor voltado ao próprio ego, no segundo caso o amor a Deus e ao próximo (Caritas).

Como o cristão já superou em princípio o estado carnal, ainda que sempre em risco, as imagens que caracterizam o homem terreno na sua altivez, prepotência, vaidade - os seus vícios e os espíritos malignos que o dominam - com os perigos que representam já não o aterrorizam, mas são vistos como grotescos, ridículos e motivos de riso.

Os cristão enxerga por detrás das aparências de poder, de auto-engrandecimento a fragilidade do homem nesse estado carnal. Êle já não tem mais mêdo, mas dele goza e ri. As figuras do homem carnal trazem máscaras, pois são desmascaradas. Explica-se assim todo o repertório de mascaradas que caracterizam folguedos de festas católicas nas quais a Civitas Diaboli é representada, sobretudo aqueles do ciclo do ano do Natal e Reis, chegando até o Carnaval.

Todas essas representações correspondem no seu sentido ao Deposuit potentes de sede et exaltavit humiles do Magnificat, o canto de Maria quando da Anunciação ou Encarnação. (Veja)

O repertório de imagens desses folguedos marcados pela alegria e pela inversão de posições - os potentados e os homens que se engrandecem decaem e os humildes são exaltados - tem o seu ponto alto no ciclo do Natal, uma vez que este celebra nada menos do que o Deus nascido na humildade do presépio nas trevas da humanidade carnal.

Esse repertório de folguedos na profusão de suas imagens caracterizava as festas do calendário católico e a cultura popular nas várias regiões da Europa, de forma compreensivelmente mais intensa em círculos mais simples do povo, entre os humildes, entre os campôneos das aldeias e zonas rurais.

Foram por estes levados à época dos Descobrimentos a regiões extra-européias alcançadas pelos portugueses e espanhóis, à África, à América e à Ásia. Referências nas fontes documentam o significado dos folguedos, suas danças e instrumentos nas viagens e nos processos culturais então desencadeados na África Ocidental desde a segunda metade do século XV, e seria dessas regiões que viria posteriormente a maior parte dos africanos como mão de obra escrava ao Novo Mundo.

No decorrer do processo de reforma católica, cujo marco foi o Concílio de Trento (1545-1563) e os novos métodos missionários - sobretudo da então nova Companhia de Jesus - teve lugar um distanciamento relativamente às práticas e expressões festivas da tradição popular de europeus e daqueles povos extra-europeus por ela marcados.

Esses esforços de reforma na consecução de preceitos tridentinos marcaram os séculos que se seguiram corresponderam a uma crescente perda de compreensão pelos sentidos da linguagem visual dos folguedos, tanto na Europa como no Novo Mundo.

Nessa falta de compreensão, esses folguedos passaram a ser vistos como atentadores à moral - devido às representações do homem carnal, seus vícios e fraquezas - e, sobretudo, à obediência à autoridade e à ordem pública.

No espírito do „Deposuit potentes de sede et exaltavit humiles“, as representações possuiam intrinsecamente um sentido que passou a ser sentido pelas autoridades do clero como de incitação à revolução e, nas Américas, à rebelião de escravos.

Estudos do ciclo natalino como pressuposto para a consideração do Carnaval caribenho

Com os festejos de Natal e suas preparatórias, com aqueles pós-natalinos, da passagem do ano e Reis, assim como aqueles que se seguem até Carnaval, esse espaço de tempo é aquele que apresenta maior intensidade de práticas festivas de significado para estudos culturais sob diversos aspectos, em particular para aqueles voltados à leitura da linguagem visual e percepção de seus sentidos.

Em muitas dessas ilhas do Caribe - países independentes ou não - as festas do ciclo natalino constituem o ponto alto da vida cultural, fomentadas hoje também por instâncias não religiosas sob o aspecto de „Christmas Festivals“ . (Veja)

Por outro lado, é o Carnaval que surge em geral como principal distintivo da cultura caribenha com os gêneros musicais, danças e outras expressões com êle relacionados. Tem-se assim uma situação similar àquela do Brasil, o que faz com que estudos relacionados adquiram significado para ambos os contextos, contribuindo reciprocamente para o alcance de conhecimentos e esclarecimentos de sistemas de concepções e mecanismos de processos comuns.

A necessidade de estudos mais aprofundados de sentidos e seus fundamentos que permitam a compreensão dessa época do ano que vai do tempo pré-natalino ao do Carnaval na sua coerência já foi há muito reconhecida. Por demais inconsistente e questionável apresenta-se a literatura referente a expressões culturais tradicionais dessa época, também e sobretudo em trabalhos referentes à música.

Esses estudos de fundamentos, nas suas relações com o Brasil, foram também favorecidos pelo fato de terem sido desenvolvidos sobretudo a partir da cidade de Colonia na década de 1970. Com a sua catedral como monumento de projeção mundial do Gótico, pelo fato de nela venerar relíquias dos Reis e como um dos principais centros do Carnaval, Colonia oferece condições privilegiadas para estudos empíricos e de fontes que possibilitam não só a compreensão de elos e paralelos entre diferentes contextos dentro e fora da Europa como também de uma lógica interna no sistema de concepções do homem e do mundo que garante a coerência nas expressões dessa época do calendário que vai do tempo pré-natalino ao Carnaval.

Reflexões na Academia de Ciências da República Dominicana

O complexo de questões aqui sumarizado foi recapitulado em visita de membros da Academia Brasil-Europa à Academia de Ciências da República Dominica. (Veja) Em ocasiões precedentes, outras das muitas instituições culturais e de pesquisa da República Dominicana foram visitadas, obtendo-se conhecimentos e estabelecendo-se contatos que foram de relevância para os estudos de processos culturais em relações entre o Caribe, a América Central em geral e o Brasil das últimas décadas. Entre essas instituições, destacou-se sobretudo o Museo del Hombre Dominicano.

A Academia de Ciencia de la República Dominicana permite a aproximação a uma outra esfera do amplo panorama científico-cultural dominicano. Um exemplo das atividades da Academia de Ciências da República Dominicana voltadas a estudos culturais o fato de ter publicado uma obra sobre música e dança no Caribe e fomentado a sua valorização através de textos, entrevistas e depoimentos sobre o seu significado e sua importância. Trata-se do livro La Pasión Danzaria: Música y baile en el Caribe a través del merengue y la bachata de Darío Tejeda (Santo Domingo: ACRD, 2002, ISBN: 99934-0-267-2), seguido da publicação Textos sobre La pasión danzaria de Darío Tejeda (Santo Domingo: ACRD, 2003, ISBN: 99934-959-0-5).

O autor justifica o título „La Pasión Danzaria“ com uma referência ao Pe. Jean-Baptiste Labat OP(1663-1738), um religioso dominicano que, no relato de suas viagens de 11 anos pelas Antilhas, entre 1694 e 1705 (Nouveau Voyge aux isles Françoises de l‘Amérique, Paris 1722), registra a paixão pela dança no Caribe. (Veja)

Essa atualidade de Labat deu ensejo a uma releitura atenta de sua obra, já considerada no âmbito dos estudos de fontes históricas de relevância para estudos culturais empíricos das décadas de 1980 e 1990. Uma particular atenção foi dedicada às suas referências ao calenda, uma vez que tem dado margens a interpretações infundadas pelo desconhecimento de expressões tradicionais do calendário festivo da Idade Média e de seus fundamentos. Esses estudos lucram com o conhecimento de tradições brasileiras, em particular daquelas referentes ao batuque e, por sua vez, contribuem ao tratamento dessas práticas - e em particular da simbologia da umbiganda e do „bater“ -  no contexto mais amplo de processos culturais euro-africano-americanos.

Guadeloupe-Brasil: questões historiográficas e culturais da „Europa no Caribe“

O fato de existir na esfera do Caribe não só países independentes, mas sim também territórios em diferentes situações políticas nos seus elos com a Europa levanta questões de perspectivas e interpretações da história, assim como de consciência e identidade cultural. Como „Departamento frances do Ultramar“, Guadeloupe não é colonia, mas parte da França, sendo designada e mesmo compreendendo-se como „Europa no Caribe“. Nela não se constata um predomínio de intentos de descolonização, emancipação, diferenciação deseuropeizadora, mas sim antes de fortalecimento de elos integrativos com a França.

Mesmo assim, existem movimento que procura uma valorização das singularidades culturais de Guadeloupe e é significativo que neles a recuperação de sentidos mais profundos do carnaval desempenhe importante papel.

A crítica ao carnaval de „cetim“ guadaloupense revela uma consciência de que o carnaval não pode ser show em celebração ou em homenagem a personalidaades, países ou fatos históricos - o que é até mesmo um absurdo -, mas sim que êle possui fundamentalmente um sentido crítico, social e humano, político e ético: o desmascaramento pelo ridículo dos portentosos.

É aqui que reside o significado da crítica e transformação do carnaval de Guadeloupe para os estudos relacionados com o Brasil. Êle traz à luz que o sentido mais profundo da alegria do carnaval não reside no aplauso celebrativo em louvores de pessoas, fatos e acontecimentos, mas sim que, nos seus fundamentos, o carnaval não é laudatório e muito menos auto-laudatório em vaidade, mas de expressão de júbilo do homem que atinge o conhecimento da fragilidade da natureza humana e que torna grotesca todo e qualquer auto-engrandecimento. (Veja)

Dando continuidade a trabalhos anteriormente realizados em St. Martin/St. Marteens referentes à França no Caribe, deu-se particular atenção a questões relativas à temática de um patrimônio intercultural na museologia. (Veja)

Tendências culturais e correntes do pensamento francês fazem-se sentir na visão de desenvolvimentos históricos e em empreendimentos da vida cultural de Guadeloupe. Essas extensões são reconhecíveis mesmo no tratamento do passado marcado pela escravidão africana e que determinou a configuração demográfica da região. Essa problemática teórica esteve no centro das atenções na visita ao Mémorial ACT - centro caribenho de expressões e memória do comércio de escravos e da escravidão, um monumento arquitetônico que passa a dominar a fisionomia urbana de Pointe-à-Pitre.

Como também no Brasil o pensamento de autores franceses determinou de forma relevante o tratamento de questões afro-brasileiras, a consideração da problemática que se levanta em Guadeloupe adquire particular relevância para os estudos de processos culturais relacionados com o Brasil. (Veja)

O significado de Guadeloupe para estudos da vida intelectual e cultural francesa do século XX manifesta-se de forma exemplar na personalidade, na vida e na obra do literato e diplomata Saint-John Perse (1887-1975), ao qual é dedicado um dos mais importantes museus de Pointe-à Pitre. Nascido em Guadeloupe, mas tendo passado a sua vida na França, Saint-John Perse traz à consciência o significado do meio social da diplomacia para a história intelectual e cultural do século XX.

Esse significado vale em partcular para Paris dos anos posteriores à Primeira Guerra, quando ali vários artistas e compostores brasileiros realizaram seus estudos e atuaram. Embora não tendo estado no Brasil. Saint-John Perse manteve estreitos contatos com personalidades da literatura, das artes e da música relacionadas com o Brasil. Entre os brasileiros, salientou-se a artista plástica Maria Martins (1900-1973). (Veja)

Gilberto Freyre (1900-1987) lembrado em Antigua, St. Kitts & Nevis e Jamaica

Se Guadeloupe traz à discussão questões de relações com a França na vida intelectual e artística de regiões extra-européias, os países e territórios do Caribe mais marcados pela presença britânica tematizam a influência inglesa também em países como o Brasil e no pensamento, visões e aproximações de seus estudiosos. Também aqui deu-se continuidade a trabalhos anteriormente realizados em países americanos, salientando-se aqueles motivados pelos 200 anos da chegada da família real portuguesa no Brasil e a abertura dos portos nas suas implicações político-culturais para as relações luso-inglesas, analisadas estas em contextos mais amplos da Península Ibérica nas suas relações com a América Latina no Chile. (Veja)

O mais significativo e renomado daqueles que se voltaram ao estudo da influência britânica no Brasil foi Gilberto Freyre (1900-1987), tendo sido êle próprio marcado no seu pensamento por autores ingleses.

Transcorridos 30 anos de seu falecimento, pareceu ser oportuno relembrar a sua obra e a forma de aproximação e tratamento de questões sociais e históricas nos principais centros históricos da presença inglesa no Caribe, mais especificamente em Antigua e em St. Kitts & Nevis. Entre êles, destaca-se o Dockyrd Museum no English Harbour de Antigua. (Veja)

Ali, na forma de exposição e tratamento de temas, constata-se similar tendência à atenção a fontes menos convencionais e à cultura do dia-a-dia do pesquisador brasileiro. Se, porém, Gilberto Freyre estudou a influência inglesa no Brasil a partir de um posicionamento brasileiro, ali pode-se considerar a perspectva inglesa no tratamento de questões culturais referentes aos contatos de seus homens do mar com regiões extra-européias.

Se em Antigua é o porto como principal da marinha inglesa no Caribe que se impõe como principal área do patrimônio histórico-cultural do país, em St. Kitts é a Brimstone Hill Fortress, o maior monumento da arquitetura militar da região aquela que mais evidencia o significado dessa ilha para os estudos da atuação inglesa no complexo passado colonial do Novo Mundo. (Veja)

O significado mais amplo de St. Kitts como primeira colonia inglesa no Caribe para os estudos de processos coloniais revela-se porém apenas no decorrer dos estudos, quando vem à luz o papel que desempenhou em desenvolvimentos agrícolas da região, de suas extensões na América do Norte e nas suas consequências sociais e étnicas. (Veja)

A substituição do algodão e do tabaco pela cana de açúcar procedeu-se paralelamente àquela da mão-de-obra indígena pela africana, um desenvolvimento paradigmático para a região e que pode ser estudado em paralelos com o Brasil. Em St. Kitts encontra-se significativamente uma das mais importantes áreas monumentais da cultura canavieira do Caribe, o Wingfield Estate, local significativo para relembrar os engenhos do Brasil tão estudados por Gilberto Freyre.(Veja)

O tema „Casa Grande e Senzala“ não poderia ser porém melhor refletido no Caribe do que na Rose Hall Great House em Montego Bay, Jamaica. Como um dos principais edifícios do patrimônio arquitetônico da Jamaica, a Rose Hall Great House não pode deixar de ser considerada na história da arquitetura dessas grandes residências de plantadores nos seus diferentes contextos geográfico-culturais. (Veja)

Essa casa grande jamaicana traz sobretudo à luz os problemas de reconstruções históricas a partir de narrativas da tradição oral ou literária, fantásticas e fantasiosas, de romances e baladas. A distinção entre o histórico na veracidade de fatos e o narrado na tradição da balada torna-se difícil. Essa problemática historiográfica da „casa grande e senzala“ tratada na Rose Hall Great House tem dimensões amplas, também no presente, uma vez que fornece bases para ações de ensino, de difusão e representação, marcando de forma questionável consciência e identidade culturais.

Retomou-se, assim, na Jamaica, um debate que vem marcando há 40 anos as cooperações entre pesquisadores europeus, brasileiros e jamaicanos. Esses diálogos foram desenvolvidos sobretudo com Olive Lewin (1927-2013), uma verdadeira embaixadora cultural da Jamaica, personalidade relevante da vida musical e da pesquisa etnomusicológica do seu país. Transcorridos cinco anos do seu falecimento, as reflexões novamente encetadas na Jamaica sobre a problemática de reconstruções historiográficas nas suas relações com a pesquisa empírica no presente tiveram também o sentido de relembrar a sua personalidade e o papel que exerceu nos debates euro-brasileiros das últimas decadas. (Veja)


Antonio Alexandre Bispo


Indicação bibliográfica para citações e referências:
Bispo, A.A. „ Caribe & Brasil. Análises culturais e estudos de fundamentos de práticas lúdicas do Natal, Reis e Carnaval em processos históricos entre a Europa, África e o Novo Mundo“
. Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 171/1(2018:1).http://revista.brasil-europa.eu/171/Caribe-Brasil_Natal_Reis_Carnaval.html


Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2017 by ISMPS e.V.
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501


Academia Brasil-Europa
Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)
reconhecido de utilidade pública na República Federal da Alemanha

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